O limite de recursos disponíveis na Terra para 2017 esgotou a 2 de agosto. Falar de ecologia, de sustentabilidade e promover a consciência para a preservação do planeta é urgente. Destes discursos devem nascer medidas. Medidas a favor da Terra. Medidas que ataquem o problema em várias frentes. Além de pequenos hábitos e mudanças que podemos aplicar no nosso quotidiano, devemos olhar para quem está a ter bons resultado e seguir o exemplo. Sabe qual é o país mais sustentável do mundo?
A Economist Intelligence Unit e a Barilla Center for Food & Nutrition juntaram-se e criaram o Food Sustainability Index (FSI), um mecanismo que cria um ranking do sistema de sustentabilidade alimentar dos diferentes países. De acordo com o site Foodtank, este ranking é construído a partir da análise de três fatores: o desperdício alimentar, a sustentabilidade da agricultura e os desafios nutricionais. Foi criado, em 2016, de forma a encorajar políticas que promovam, por um lado, uma alimentação saudável, por outro, uma produção ecológica e sustentável.
E o país mais sustentável do mundo é…
O index analisou 20 países no grupo dos G20, aqueles que mantêm as economias maiores e que contêm dois terços da população mundial. Analisou também outras cinco nações não representadas neste grupo, utilizando 58 indicadores diferentes para medir a sustentabilidade.
O país mais sustentável do mundo, de acordo com este index, é… a França! Logo a seguir aparecem o Japão e o Canadá. Vale a pena relembrar que o grande vencedor tem vindo apostar muito em políticas a favor da sustentabilidade e dos bons hábitos alimentares. Temos como exemplos medidas como a doação obrigatória dos excessos dos supermercados ou das taxas de incentivo para desencorajar o consumo de comida pouco nutritiva.
“Os objetivos do FSI não são apenas o de destacar o desempenho dos países”, explicam Francesca Allievi, Marta Antonelli e Katarzyna Dembska, três investigadores desta unidade. Dizem que, acima disto, está o propósito “de estabelecer uma medida comparável, para oferecer exemplos das melhores práticas a nível nacional e municipal” e de “medir o progresso ao longo do tempo.”
A mesma unidade sugere que os países em desenvolvimento façam um esforço no sentido de criarem infraestruturas e incentivos para aumentar a agricultura sustentável. E isto inclui, “direitos territoriais mais transparentes, maior acesso ao financiamento, aos locais de armazenamento e a formas de transporte, de maneira a promover uma maior eficiência.”
Do ponto de vista nutricional, sugerem-se “campanhas de educação pública e medidas fiscais sobre os alimentos não saudáveis”, por exemplo.
Conheça o ranking completo dos 25 países mais sustentáveis do mundo
- França
- Japão
- Canadá
- Alemanha
- Reino Unido
- Itália
- Coreia do Sul
- Austrália
- Israel
- Colômbia
- Estados Unidos da América
- Etiópia
- China
- Argentina
- México
- África do Sul
- Nigéria
- Rússia
- Turquia
- Brasil
- Indonésia
- Emirados Árabes Unidos
- Egipto
- Arábia Saudita
Vamos colocar Portugal na lista dos 25 páises mais sustentáveis do mundo? Veja ainda os oito lugares fora do roteiro que tem de conhecer.