Cultura

Sabe o que é um Roast? “Portugal está mais do que preparado para isto”

Num roast, há humor e sarcasmo de nível máximo. Já conhece o novo tipo de espetáculo de comédia que começa a dominar Portugal? Na véspera do espetáculo no Campo Pequeno, a Saber Viver falou com Ana Garcia Martins que será a apresentadora.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Roast a José Castelo Branco, com Pipoca mais doce
Marta Chaves
Escrito por
Jul. 19, 2019

Sabe o que é um roast? Trata-se de espetáculo de comédia que junta artistas, figuras públicas e humoristas a serem (muito) sarcásticos uns com os outros. Pode, ou não, haver uma figura central (o convidado “homenageado”), que assume um lugar de destaque, pronto para o escrutínio e sátira e dos restantes participantes.

Esta sexta-feira, 19 de julho, o Campo Pequeno recebe o roast a José Castelo Branco, comandado por Ana Garcia Martins. A autora do blogue A Pipoca Mais Doce assume o papel de roastmaster, responsável por orientar toda a tertúlia (ou tortura) que vai acontecer em cima de um palco.

“Obviamente que estou um bocadinho nervosa. Desta vez, estou mais apreensiva por causa deste papel, de ter de garantir que vai correr tudo bem”, conta em entrevista à Saber Viver.

Já não é a primeira vez que a blogger participa num espetáculo deste género. Ana Garcia Martins foi uma das convidadas do roast ao Toy, no final do ano passado, ao lado de outros nomes como Rui Sinel de Cordes (o roastmaster), Joana Amaral Dias, Pedro Chagas Freitas ou Melão.

Desta vez, José Castelo Branco assume o papel central deste espetáculo que, segundo a blogger, está mais do que preparado para a noite de sexta-feira. E porquê? Não houve nenhum tema que o marchand de arte tenha proibido de ser falado. “Nenhum. O que mostra a enorme capacidade de encaixe do José. Ele está muito habituado a que brinquem com ele, por isso não escolheu nenhum tema tabu”.

“Estou muito curiosa com duas pessoas: o Fernando Madureira e a Fanny. Quero ver como se vão safar.” – Ana Garcia Martins, blogger

Quanto aos restantes convidados, espere para ver Fanny, ex-concorrente da Casa dos Segredos, Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, Alexandre Santos, Gilmário Vemba, Hugo Sousa, comediantes, e Vitor Espadinha.

“Acho que o que é giro é haver um mix entre humoristas e outros que são são. É esta mistura que torna o espetáculo interessante, ver como é que vão dar a volta a isto“, diz-nos Ana Garcia Martins. E confessa não ter participado na seleção dos convidados, tendo sabido apenas à posteriori.

“Estou muito curiosa com duas pessoas: o Fernando Madureira e a Fanny. Quero ver como se vão safar”, admite.

Uma nova forma de comédia?

Ainda que a tendência tenha chegado recentemente a Portugal, os roasts não são novos nos Estados Unidos da América e, por norma, são um sucesso. Celebridades como James Franco, Justin Bieber, Bruce Willis, Charlie Sheen e até mesmo a Donald Trump já participaram neste espetáculo.

Em Portugal, a estreia foi feita no 15.º aniversário da SIC Radical – contou com convidados como Carlos Coutinho Vilhena, Luísa Barbosa, Jel, Salvador Martinha, Hugo Sousa e Carolina Torres – e o sucesso foi garantido. A sala esgotou.

Seguiram-se outros espetáculos, com estrelas como Fernando Rocha e Toy, que não quebraram a corrente e mostraram que o novo estilo de espetáculo de comédia está a ganhar terreno no País.

A Portugal chega tudo um bocadinho mais tarde“, refere a blogger. “Com o Toy, a maioria das pessoas não sabia ao que ia e ficou muito surpreendida pela positiva. Acho que Portugal está mais do que preparado para isto”.

Esperam-se ofensas graves, insultos da pior espécie mas, sobretudo, espera-se diversão e gargalhadas. E quem é que Ana Garcia gostava também de ver num roast como figura principal? “O Bruno de Carvalho”, partilhou.

Os bilhetes estão perto de esgotar, mas ainda vai a tempo. Compre o seu.


Já assistiu a algum roast? Saiba ainda qual o documentário que está a dar que falar.

Últimos