© IMDB
Scenes from a Marriage: quando um casamento acaba sem ambos se aperceberem

Scenes from a Marriage: quando um casamento acaba sem ambos se aperceberem

O filme de Ingmar Bergman, de 1973, ganha agora um remake, desta vez em formato série, com Jessica Chastain e Oscar Isaac. O casamento é o ponto central de Scenes from a Marriage, a nova aposta do serviço de streaming HBO.

Por Set. 27. 2021

Luzes, câmara, ação. É a acompanhar Jessica Chastain a caminhar para o local de filmagens que damos início ao primeiro episódio de Scenes from a Marriage, do realizador Hagai Levi. Quando a última destas três palavras se ouve, deixamos o backstage e entramos imediatamente na história de um casal, Mira e Jonathan, no momento a serem entrevistados por uma estudante de faculdade que está a desenvolver uma tese sobre casais monogâmicos que sejam casos de sucesso (ou seja, que estejam juntos há mais de 10 anos).

Não há como não achar as perguntas desconfortáveis e demasiado invasivas. Mira (Jessica Chastain) mostra-se incomodada não só por ter de responder, como pelas respostas de Jonathan (Oscar Isaac), por vezes demasiado patetas e sinceras.

Juntos há mais de uma década, com uma filha, Mira é uma executiva na área da tecnologia e Jonathan um professor de filosofia, crescido numa família de judeus ortodoxos, que ainda hoje se debate com questões morais e demasiado rígidas da sua educação. O que poderia, à primeira vista, ser um caso de um relacionamento de sucesso, é na verdade muito mais complexo do que isso: é visível que Mira e Jonathan enfrentam problemas sérios, um distanciamento evidente e muito poucas características em comum.

Todo o drama da série é agravado quando Mira descobre que está grávida. O anúncio, feito de forma quase desligada do marido, traz um misto de emoções em que é difícil de analisar a felicidade ou desilusão de ambos. Tudo isto, mas muito mais, só no primeiro episódio.

A série da HBO é, como já dissemos, um remake da obra do sueco Ingmar Bergman, de 1973, na altura um gigante sucesso por todos o mundo e ainda uma inspiração cinematográfica nos dias de hoje. O filme resultou numa série de outros filmes que seguiram a mesma linha que Bergaman, incluindo Husbands and Wives, de Woody Allen, Loveless, de Andrey Zvyagintsev, e mais recentemente Marriage Story, de Noah Baumbach, protagonizado por Scarlett Johansson e Adam Driver.

Na verdade, Scenes from a Marriage foi tão impactante na altura em que saiu houve uma subida em flecha da taxa de divórcios na Suécia. Mais tarde, como a Vanity Fair citou, o realizador disse sentir-se “incrivelmente feliz” pelas pessoas terem sido encorajadas a sair de relações onde estavam infelizes. O próprio chegou a casar-se cinco vezes.

Como o próprio serviço de streaming descreve: “Ao longo dos episódios, Scenes from a Marriage extrai toda a complexidade de Jonathan e Mira como indivíduos que, acima de tudo, sabem que não foi nenhuma falha ou acontecimento em particular que estragou o seu casamento. O resultado é uma série incrivelmente honesta que permite ao público assistir a conversas privadas entre duas pessoas, divididas entre sentimentos de ódio e amor.

Todas as segundas-feiras estreia um episódio (cinco no total) de Scenes from a Marriage na HBO.

Mais sobre séries