© Netflix 2022
Wednesday é a série de que todos falam (e há boas razões para não a deixar de ver)

Wednesday é a série de que todos falam (e há boas razões para não a deixar de ver)

Todas conhecemos a família Addams. São um clássico em desenhos animados, séries e filmes, e estão de volta ao pequeno ecrã. Com Tim Burton como diretor e Jenna Ortega como Wednesday, não há um minuto de aborrecimento nestes oito episódios repletos de humor seco e horror.

Por Dez. 6. 2022

Estreou a 23 de novembro e é já a série de língua inglesa mais vista da plataforma de streaming Netflix. Estamos a falar, claro, de Wednesday.

A filha mais velha da família Addams voltou aos ecrãs, desta vez em oito episódios que já conquistaram milhões de pessoas por todo o mundo. A “pequena nuvem de tempestade”, tal como é descrita com carinho pelo pai Gomez Addams, mistura o mistério de Jenna Ortega com o supernaturalismo do diretor Tim Burton, numa série repleta de suspense e fantasia.

Depois de ser banida do secundário, devido a um incidente com a equipa de natação da escola, Wednesday é transferida para o colégio interno Nevermore, onde ambos os pais estudaram.

Logo após a sua chegada, a filha mais velha da família Addams vê-se envolvida num melodrama que junta vários mistérios com um pouco de romance e angústia adolescente. E, claro, homicídios.

Se pensa que sabe tudo sobre a família Addams, lamentamos dizer-lhe que possivelmente está errada. Descubra as razões para ver a nova série Wednesday e prepare-se, pois vai querer fazer uma mudança de visual.

Não é a primeira vez (nem segunda) que vemos Wednesday no ecrã

Foi em 1938 que o cartoonista norte-americano, Charles Addams, apresentou a família Addams ao mundo, constituída pelos pais Mortícia e Gomez, tio Fester, filhos Wednesday e Pugsley, mordomo Lurch e a mão de estimação, Coisa.

Durante 50 anos foram publicados cerca de 150 desenhos animados da família gótica, dos quais cerca de metade originalmente pelo jornal The New Yorker.

Nos 84 anos seguintes foram criados vários filmes e séries de televisão inspirados nas várias personagens, sendo esta série, que se foca exclusivamente na filha mais velha, Wednesday, a mais recente.

Christina Ricci, que é ainda hoje reconhecida pelo seu papel nos filmes A Família Addams e A Família Addams 2, ambos da década de 90, nos quais deu vida a Wednesday, a criança que julga os comportamentos de todos os que a rodeiam, com uma língua afiada e resposta sempre pronta, também participou na série da Netflix, mas desta vez não no papel da filha primogénita.

Jenna Ortega coreografou a icónica dança na série

A atriz norte-americana de descendência mexicana tem apenas 20 anos, mas já está a dar que falar. Depois de participar em filmes como Scream, de 2022, e The Babysitter: Rainha da Morte, em 2020, Jenna Ortega interpretou agora Wednesday Addams.

Para além de colocar sardas no rosto extremamente pálido da personagem original, a atriz decidiu coreografar, sozinha, a dança do baile no liceu de Nevermore.

Ao som da música Goo Goo Muck, na versão dos Cramps, mostrou então os seus dotes de dança e introduziu o rock gótico e alternativo dos anos 80 às novas gerações.

Milhares de jovens já postaram vídeos a replicar a coreografia e partilharam as suas playlists, que agora incluem músicas do mesmo estilo.

Jenna Ortega revelou nas redes sociais que se inspirou em Siouxsie Sioux, Lisa Loring, Lene Lovich, Denis Lavant e em passos de dança do ator John Astin, que interpretou Gomez Addams na série Família Addams, nos anos 60.

Wednesday Addams, versão Gen Z

A paleta de cores de eleição de Wednesday Addams é o preto e branco, algo que provavelmente nunca vai mudar. No entanto, a costume designer da série Wednesday, Colleen Atwood (vencedora de quatro Óscares) quis dar à personagem um toque moderno.

Depois de atravessar os portões da academia Nevermore, o armário da jovem passou a incluir, para além das clássicas camisas brancas de gola comprida e vestidos pretos, sapatos de plataforma, hoodies pretos, camisolas de malha, longas saias plissadas, vestidos de tule e o ocasional disfarce de gato.

Com a estética “academia negra” cada vez mais a ganhar popularidade entre a geração Z, Wednesday, que foge à tecnologia e apenas usa uma máquina de escrever e um gira-discos, é a adolescente perfeita para representar o movimento.

Esta tendência iniciou-se durante a pandemia de covid-19, quando as escolas estavam encerradas. Alunos começaram a romantizar livros de literatura clássica, filosofia grega antiga e música clássica, talvez para se distraírem durante as longas horas em que estavam em casa.

Trocaram ainda o café pelo chá e as sitcoms de comédia por poesia triste.

A nossa única questão é: com esta série a tornar-se tendência, quantas jovens vamos ver a passear os seus livros na rua com um conjunto de blazer e camisa branca e o cabelo em duas tranças?

@darkacademiacandles beginners dark academia books #darkacademia #darkacademiaaesthetic #booktok #writing #fyp #foryou #fy #foryoupage #books #author #readinglist #reading ♬ Saint Ivy – Beach Fossils

Tim Burton, o diretor de Wednesday

Se é fã de terror e suspense, de certeza que o nome Tim Burton lhe diz alguma coisa. Felizmente, o diretor decidiu aceitar o desafio e juntou-se à Netflix para criar uma nova versão da agora adolescente Wednesday.

O seu estilo de fantasia gótica não podia encaixar melhor com a personagem da família Addams, cujo ódio por contacto físico, gosto pelo tom preto e adoração por tudo o que é mórbido a coloca mais perto (do que ela gosta de acreditar) de muitos adolescentes.

O diretor norte-americano é admirado por fãs em todo o mundo por conseguir criar mundos de fantasia incríveis, com os mais ínfimos pormenores e personagens.

Por coincidência (ou não), algumas das personagens principais dos filmes mais conhecidos de Tim Burton são outcasts, tal como a própria Wednesday Addams.

Por exemplo, em Eduardo Mãos-de-Tesoura, longa-metragem de 1990, Johnny Depp interpreta uma criação inacabada que possui tesouras no lugar das mãos. Em Sombras da Escuridão, de 2012, o mesmo ator assume o papel de Barnabas Collins, um vampiro imortal com um sentido de humor bastante peculiar.

Esperamos que esta não seja a última vez que vemos o diretor a dirigir a famosa família Addams, pois uma combinação tão acertada de horror, humor seco e acontecimentos macabros merece uma segunda temporada.

Todos os episódios de Wednesday já estão disponíveis na plataforma de streaming Netflix.

Mais sobre séries