As nomeações para os Golden Globe Awards, cuja cerimónia terá lugar no próximo dia 9 de janeiro, já foram reveladas. Para que possa assistir à 79ª gala dos prémios com um palpite certeiro (e porque no dia a seguir não se vai falar de outra coisa), reunimos as séries nomeadas a não perder.
Maid, Mare of Easttown ou Dopesick são algumas da lista. Mas, para além das que incluímos neste artigo, ao longo dos últimos meses fomos-lhe dando a conhecer alguns dos sucessos do pequeno ecrã que nos conquistaram, tais como The White Lotus, Scenes From a Marriage, Squid Game, Lupin, Impeachment: American Crime Story e Halston, que são agora destacados pela HFPA, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.
De fora ficou Nine Perfect Strangers (7.0 no IMDb), a série protagonizada por Nicole Kidman sobre nove estranhos em busca de uma nova vida. Apesar do burburinho, a produção não conquistou a crítica e, por isso, não integra a lista de nomeados dos Golden Globes.
Por sua vez, a série Succession (8.8 no IMDb), de 2018, volta a dar que falar com cinco nomeações aos prémios em 2022. Esta que é uma das séries de maior sucesso do serviço de streaming HBO, arrecadou em 2021 dois Golden Globes nas categorias de Melhor Série de Televisão – Drama e Melhor Ator em Série de Televisão – Drama, com Brian Cox a levar o prémio.
Este ano, destacamos ainda a primeira série portuguesa na Netflix. Glória (8.1 no IMDb), com Miguel Nunes, Carolina Amaral, Afonso Pimentel e Victoria Guerra, entre outros nomes conhecidos, foi um sucesso instantâneo por terras lusitanas e recebeu diversos elogios dentro da comunidade artística. A série mostra a relevância que uma aldeia pequena de Portugal teve durante o período da Guerra Fria.
Pegue na manta e no balde de pipocas, sente-se em frente à televisão e desfrute do melhor serão de inverno, no sofá e na companhia das melhores séries do último ano.
8 séries nomeadas para os Golden Globes a não perder
-
Dopesick
Dopesick
Nomeada nas categorias de Melhor Minissérie, Melhor Ator em Minissérie e Melhor Atriz Secundária em Televisão, a série Dopesick mostra como uma empresa desencadeou a pior epidemia de drogas da história norte-americana. Com cada vez mais de viciados em opioides a chegarem-lhe ao consultório, Dr. Samuel Finnix (Michael Keaton) decide investigar esse aumento no número de dependentes e percebe que existe uma grande ligação com um gigante conglomerado farmacêutico. Disponível na Disney+. IMDb: 8.7/10.
1 / 8
-
Mare of Easttown
Mare of Easttown
Com duas nomeações, para Melhor Minissérie e Melhor Atriz em Minissérie, Mare of Easttown conta a história de Mare Sheehan (Kate Winslet), uma detetive de uma pequena cidade da Pensilvânia que vê a sua vida desmoronar após liderar a investigação de um assassinato em Easttown. Viciante e misterioso, pode ver este drama policial e familiar que tão bem retrata o ambiente que se vive nas pequenas cidades dos EUA, na HBO. IMDb: 8.5/10.
2 / 8
-
Maid
Maid
Um história sobre resiliência, amor e sobrevivência. O enredo gira em torno de Alex (Margaret Qualley), uma jovem mãe que decide sair de casa com a filha para escapar a um relacionamento abusivo. Acolhida num abrigo de apoio às vítimas, consegue um trabalho como empregada doméstica, mas porque um mal nunca vem só, a vida prepara-lhe algumas partidas. Maid é um retrato cru e humano de uma mãe, mulher, que luta para fugir à pobreza enquanto procura uma vida melhor para si e para a sua filha. Inspirada em factos verídicos, na biografia bestseller do The New York Times de Stephanie Land, a minissérie nomeada aos Golden Globes nas categorias de Melhor Minissérie, Melhor Atriz em Minissérie e Melhor Atriz Secundária em Televisão (Margaret Qualley e Andie MacDowell, respetivamente, mãe e filha também na vida real), pode ser vista na Netflix. IMDb: 8.4/10.
3 / 8
-
Hacks
Hacks
A história de Hacks gira em torno de Deborah Vance (Jean Smart), uma antiga comediante que enfrenta um período crítico na carreira. Com vários contratos milionários e uma residência em Las Vegas, é quando percebe que lhe o ingrediente principal, o humor, que decide contratar uma jovem comediante de 25 anos, Ava Daniels (Hannah Schwier), para a ajudar a salvar sua carreira. Embora a relação entre ambas não comece nos melhores termos, com o tempo percebem que afinal podem até formar uma parceria vencedora. Nomeada para Melhor Série de Televisão – Comédia ou Musical, as protagonistas Hannah Einbinder e Jean Smart, estão ambas nomeadas para Melhor Atriz em Série de Televisão – Comédia. IMDb: 8.2/10.
4 / 8
-
Reservation Dogs
Reservation Dogs
Reservation Dogs é uma comédia criada por Sterlin Harjo e Taika Waititi que acompanha a vida de uma espécie de gangue composto por quatro jovens indígenas que sonham fugir do Oklahoma para a Califórnia. Para tal, cometem pequenos crimes com o objetivo de amealhar dinheiro para a viagem. Nomeada na categoria Melhor Série de Televisão – Comédia ou Musical, a série pode ser vista na Disney+. IMDb: 8.1/10.
5 / 8
-
-
Only Murders in the Building
Only Murders in the Building
Com um nomeação na categoria Melhor Série de Televisão – Comédia ou Musical, e duas para Melhor Ator em Série de Televisão – Comédia, para os dois protagonistas, Steve Martin e Martin Shot, Only Murders in the Building (em português, Homicídios ao Domicílio) conta a história de três estranhos que, em comum, têm um obsessão por podcasts de true crime. Certo dia, ocorre um homicídio no prédio onde ambos habitam, então, o trio decide não só investigar o caso como documentá-lo num novo podcast. A série está disponível na Disney+. IMDb: 8.1/10.
6 / 8
-
WandaVision
WandaVision
A primeira série da Marvel Studios na Disney+ tem Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Vision (Paul Bettany) como protagonistas. Depois dos eventos que ocorreram em Avengers: Endgame, o casal tenta seguir com a sua vida normalmente. Para isso, muda-se para uma casa nos subúrbios onde tenta esconder os seus poderes da vizinhança. Mas algo não bate certo, pois Wanda e Vision encontram-se aprisionados dentro de uma sitcom que atravessa décadas, desde os anos 50 até aos dias de hoje. Num formato irreverente que mistura imagens a cores e a preto e branco, WandaVision é uma agradável surpresa. IMDb: 8.0/10.
7 / 8
-
The Underground Railroad
The Underground Railroad
Nomeada para Melhor Minissérie, The Underground Railroad (em português, A Estrada Subterrânea) é baseada na obra de Colson Whitehead. A série conta a história de uma mulher escravizada que trabalha numa plantação de algodão no estado americano da Geórgia. De seu nome Cora (Thuso Mbedu), ela enfrenta desde cedo as dificuldades da vida, mas é quando conhece Caesar (Aaron Pierre), que possui informações sobre uma rota clandestina de fuga, que vê uma luz ao fundo do túnel. Nesta difícil luta para alcançar a liberdade, a perseverança e resiliência são pilares fundamentais. Para ver na Amazon Prime. IMDb: 7.3/10.
8 / 8