A história passa-se na Coreia do Sul e o enredo gira em torno de 456 concorrentes que decidem entrar num jogo para ganhar um prémio de 45,6 mil milhões de wons. A seleção dos jogadores não é aleatória e o critério é recrutar pessoas que têm uma vida miserável e que estão numa condição financeira debilitada.
Na competição, que envolve seis rondas de jogos infantis, os jogadores competem uns contra os outros para conquistar o prémio. O que eles não sabem é que o desafio não é tão inocente quanto parece.
Para quem ainda não sabe o que esperar de Squid Game, imagine um plot que resulta da união entre o filme coreano Old Boy e a trilogia Hunger Games, pois junta elementos sádicos do primeiro com a luta pela sobrevivência do segundo. Surpreendente, brutal, sangrento e q.b. caótico, é impossível ficar indiferente ao desenrolar da história.
Sobre temas como a desigualdade e a disparidade socioeconómica nas sociedades contemporâneas, este drama sul-coreano alerta para questões pertinentes como a precariedade, a alienação dos desfavorecidos, o egoísmo vs. altruísmo, entre outros temas da atualidade.
Tal como aconteceu com outros fenómenos da Netflix, por exemplo La Casa de Papel, Bridgerton ou até mesmo The Crown, a continuar assim, Squid Game pode muito bem ser uma das séries mais vistas da plataforma de sempre.
Ao longo da série há um número para o qual os escolhidos devem ligar para entrar no jogo e, ao que parece, o número, afinal, existe mesmo. Em declarações à CNN, Kim Gil-young, a detentora desse número há 16 anos, afirmou “Não me consigo concentrar porque estão constantemente a ligar-me números desconhecidos”.
A plataforma de streaming já se manifestou acerca do sucedido e anunciou que irá editar as imagens da série de forma a alterar o número que, segundo Kim, recebe atualmente cerca de 4 mil chamadas telefónicas por dia.
Escrita em 2008 por Hwang Dong-hyuk, criador da produção sul-coreana, Squid Game, que foi pensada inicialmente para uma longa-metragem, não teve a receção esperada. “Na altura, o conceito era demasiado estranho e violento. Houve quem achasse demasiado complexo e pouco comercial”, afirmou em declarações à plataforma de streaming.
Depois de vários “nãos” e 10 anos há espera para conquistar o pequeno ecrã, a série com 8.3 no IMDB e 95% no Rotten Tomatos estreou finalmente a 17 de setembro deste ano. Desde então é número um em 90 país em apenas 10 dias.