The Staircase: o regresso de Colin Firth à televisão numa minissérie sobre um crime real
É ao lado de Toni Collete que o ator regressa ao pequeno ecrã como protagonista de uma minissérie de drama. The Staircase já está disponível na HBO.
Em 2011, Michael Peterson telefonou para o 911 a alertar que a sua mulher, Kathleen, tinha caído das escadas, já alcoolizada, e estava inconsciente. Quando a polícia chegou ao local, Michael estava em estado de choque, perturbado, e o seu filho mais velho, fruto de outro casamento, veio em seu auxílio, questionando as autoridades sobre a possibilidade de o pai ter acompanhamento psicológico.
O que a polícia não esperava era encontrar uma elevada quantidade de sangue no fundo das escadas onde Kathleen estava caída, o que, consequentemente, levantou suspeitas sobre o marido. Não demorou muito até que Michael ficasse sob custódia e só conseguisse sair da prisão sob caução.
O marido da vítima afirmou que ambos tinham estado a beber vinho junto à piscina e que Kathleen ausentou-se para ir ver um email de trabalho. Quando Michael voltou a casa, encontrou a mulher já coberta de sangue e, de seguida, relatou à polícia de que se tinha tratado de uma queda.
Contudo, as autoridades não acreditaram na versão do marido, uma vez que Kathleen apresentava uma série de ferimentos que não correspondiam a uma queda daquele género. E isto foi apenas o início.
O elenco de The Staircase
A história é real e já tinha sido documentada pelo realizador francês Jean-Xavier de Lestrade no mesmo ano do crime. Agora, chega à HBO Max em formato de minissérie, com um total de oito episódios, sendo que três já estão disponíveis.
O protagonista é Collin Firth (que, na verdade, veio substituir Harrison Ford no papel principal), depois de 25 anos sem fazer televisão, e Toni Coleen interpreta Kathleen. Do elenco fazem ainda parte nomes como Sophie Turner, Odessa Young, Olivia DeJonge, Rosemarie DeWitt, Parker Posey , Juliette Binoche, Cullen Moss , Tim Guinee , Vincent Vermignon e Joel McKinnon Miller.
Uma das produtoras, Maggie Cohn, explicou à Vanity Fair que um dos objetivos da The Staircase é colocar os espectadores a questionarem as informações que vão recebendo da própria série. “Nós vamos dando pedaços de informação selecionada e as pessoas acreditam que faz parte deste género de série de crime. E faz, mas o que é a verdade? Isto porque somos nós quem dizemos às pessoas o que aconteceu e como elas próprias devem receber essa informação. Então, esta foi uma forma espetacular de explorar este tema na série que, na verdade, é a natureza do storytelling e a natureza da verdade”.
Pode acompanhar a série na plataforma de streaming. Todas as quintas-feiras sai um novo episódio.