Shane está no aeroporto do Havai pronto para embarcar quando um casal de turistas inicia uma conversa casual para saber como correram as férias. A cara de Shane é de poucos amigos e quando olha para o exterior do aeroporto percebemos que um caixão está a ser transportado para o avião: alguém morreu, mas quem?
Este é o ponto de partida para a nova série da HBO, realizada pelo norte-americano Mike White, gravada no Four Seasons de Maui, que balança entre o drama e a comédia de uma forma subtil merecedora da atenção dos espectadores.
The White Lotus acompanha a estadia de oito hóspedes e o trabalho do staff do resort de luxo durante vários dias que juntam o melhor de quaisquer férias: descanso na praia, na piscina, jantares com animação incluída e álcool à mistura. Cada personagem está desenhada de forma muito diferente e personalizada. Assim que chegam ao hotel e são recebidos pelos colaboradores percebe-se que estas não irão ser férias normais. Nem assim teria piada.
Os recém-casados Shane (Jake Lacy) e Rachel (Alex Daddario) são colocados na suíte nupcial errada, Tanya (Jennifer Coolidge) está de luto pela morte da mãe e vem acompanhada pelas suas cinzas, Nicole (Connie Britton) e Mark (Steve Zahn) vêm de férias com os seus filhos adolescentes e todos eles são recebidos pelo hilariante gerente do hotel Armond (Murray Barlett).
Numa primeira impressão, a série da HBO parece ser superficial e com pouco para desbravar. O hotel é o seu único cenário e são poucas as personagens, além das principais, que vão entrando na história. Porém, à medida que se vai desenrolando, o argumento aborda uma série de temas atuais com muito para explorar. Falamos do privilégio branco, racismo, apropriação cultural, colonialismo e também de sentimentos como a traição, egoísmo e falta de empatia.
“The White Lotus é uma peça com várias camadas que explora a perversão do poder em contraste com um cenário de beleza natural. Os atores aceitaram rapidamente o convite, ainda que os salários não fossem espetaculares”, partilhou Mike White ao The New York Times.
A série com apenas seis episódios de cerca de 50 minutos foi gravada durante a pandemia, no final de 2020, o que tornou toda a experiência mais divertida e desejável para o elenco e para toda a produção. “Senti-me como um anfitrião de uma festa, embora tivesse de trabalhar na cozinha. Foi um prazer enorme sentir que tirei as pessoas das suas prisões durante a pandemia para virem a uma festa no Four Seasons”, completou.
The White Lotus já tem a segunda temporada confirmada.