© D.R.
Vá ao teatro sem sair de casa

Vá ao teatro sem sair de casa

Seis teatros abrem portas virtuais para as suas produções teatrais. Para ver ou rever sem sair do sofá, há propostas para todos os gostos e idades.

Por Abr. 16. 2020

É verdade que o teatro vive também do público que assiste às peças, mas enquanto isso não é possível, o Teatro D. Maria II, o Teatro Aberto, o Teatro Nacional de São João, o Museu das Marionetas, o Teatro Experimental de Cascais e a Byfurcação vão até à sua casa.

Sente-se no sofá e deixe que o pano se abra…

6 teatros à distância de um clique

  • Teatro Nacional D. Maria II

    Teatro Nacional D. Maria II

    © D.R.

    A iniciativa D. Maria II em Casa tem disponibilizado vários espetáculos, entre as dezenas de produções e coproduções que subiram ao seu palco. As próximas estreias são as peças Electra e Lear, dias 17 e 18 de abril respetivamente, mas os vídeos anteriores continuam disponíveis. A partir de 18 de abril, há também uma sala para crianças entre os 3 e os 8 anos. A Salinha terá vídeos com leituras de histórias e contos infantis. A Grande Viagem do Pequeno Mi, de Sandro William Junqueira e O País dos Contrários, de José Eduardo Agualusa, serão as primeiras a serem exibidas. Além disso, os espetadores podem ainda partilhar os seus momentos teatrais no Instagram ou Facebook do teatro.

    Quando: Todas as sextas e sábados, às 21h, há estreias das peças de teatro; aos sábados e domingos, às 11h, estreiam os contos infantis. Mas nos dois casos, os vídeos ficam depois disponíveis, para ver ou rever a qualquer altura.

    1 / 6
  • Teatro Nacional de São João

    Teatro Nacional de São João

    © João Tuna

    O TNSJ também tem feito companhia aos portugueses com a sua programação online. A partir de 17 de abril, regressa ao palco A Morte de Danton, de Georg Büchner, com Albano Jerónimo no principal papel. A peça relata os últimos dias de vida de Georges Jacques Danton, entre as vésperas da sua detenção e execução na guilhotina, na altura da Revolução Francesa. Também pode conhecer o bonito teatro São João do Porto, através de uma visita guiada com o realizador Luís Porto.

    Quando: de 17 a 19 de abril, mas esteja atenta ao site, que mais peças devem surgir.

    2 / 6
  • Teatro Aberto

    Teatro Aberto

    © D.R.

    A temporada online do Teatro Aberto em Casa também tem estado a fazer furor junto do público. A sala virtual está agora ‘ocupada’ pela peça O Preço, de Arthur Miller (16 a 22 de abril), seguindo-se Amor e Informação, de Caryl Churchill (23 a 29 de abril). As peças já apresentadas e as futuras fazem parte da programação recente do Teatro Aberto.

    Quando: Todos os dias, das 16h às 24h.

    3 / 6
  • Byfurcação

    Byfurcação

    © D.R.

    Pequenas histórias gravadas com poucos recursos, mas com muita vontade e amor pela cultura, é o contributo da Byfurcação para entreter miúdos e graúdos. São todas gravadas ao primeiro take, sem repetição, como no teatro ao vivo, ou seja, todos os pequenos lapsos fazem parte da emoção do momento. Patinho Feio, A Cigarra e a Formiga são algumas das histórias que pode ver em família.

    Quando: Está sempre disponível no site da Byfurcação.

    4 / 6
  • Teatro Experimental de Cascais

    Teatro Experimental de Cascais

    © Ricardo Rodrigues

    São muitas peças que o Teatro Experimental de Cascais decidiu disponibilizar em transmissões em streaming para ocupar o tempo em altura de isolamento social. A 20 de abril, é possível ver Auto do Solstício do Inverno, de Natália Correia e a 27, Deserto Deserto, de Jean-Pierre Renault. Em maio, sobe ao palco D. Carlos, de Teixeira de Pascoaes, MacBeth, de William Shakespeare, Woyzeck, de Georg Büchner.

    Quando: Todas as segundas-feiras, às 21h30.

    5 / 6
  • Teatro das Marionetas

    Teatro das Marionetas

    © D.R.

    Além de poder visitar virtualmente o Museu das Marionetas, no seu site é possível ainda ver algumas das peças já apresentadas neste espaço que encanta crianças e adultos. A Cor do Céu está em cena, seguindo-se Miséria e a Cinderela.

    Quando: Pelo menos, até 29 de abril.

    6 / 6
Mais sobre agenda , SaberViverEmCasa