Cultura

Viagens virtuais para percorrer o mundo em tempo de pandemia

Do seu sofá para a Grande Muralha da China, Nova Orleães, Aruba, Vietname, Lapónia, Ilhas Faraó, Austrália, entre outros destinos. Não precisa de fazer a mala, só tem de ligar o seu computador ou smartphone e ir.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Viagens virtuais para percorrer o mundo em tempo de pandemia Viagens virtuais para percorrer o mundo em tempo de pandemia
© Tourism Australia/ Mark Fitzpatrick
Rita Caetano
Escrito por
Abr. 23, 2020

Viajar enriquece-nos como nenhuma outra experiência e nem o confinamento social nos pode impedir de o fazer, de forma virtual é certo, mas não deixa de ser uma viagem.

Com estes tours online pode recordar passeios antigos e percorrer locais que estão na sua lista para futuras férias.

Sente-se de forma confortável e descole até à Grande Muralha da China, Nova Orleães, Aruba, Vietname, Lapónia, Ilhas Faraó, Austrália, Parques Nacionais dos Estados Unidos da América e Espanha. Boa viagem!

9 viagens virtuais a partir de sua casa

  • Percorrer a Grande Muralha da China

    Percorrer a Grande Muralha da China

    grande muralha da china © AirPano

    É um dos lugares icónicos da China e agora que não a podemos calcorrear, podemos visitá-la virtualmente sem nos cansarmos. As imagens 360º que o site AirPano captou do ar, levam-nos até Huanghuacheng, Mutianyu, Jinshanling e Gubeikou, alguns dos troços mais bonitos da Grande Muralha. Este local foi considerado Património Mundial pela Unesco, em 1987, e uma da Maravilhas do Mundo Moderno, em 2007. Neste mesmo site, encontra vários outros percursos, paisagens de sonho e monumentos para ver sentada no seu sofá.

    1 / 9

  • Visitar um santuário de coalas

    Visitar um santuário de coalas

    coalas © Tourism Australia/ Mark Fitzpatrick

    O Santuário Lone Pine Koala, em Brisbane, é o mais antigo e maior do mundo, e pode ser visitado virtualmente. Neste passeio, acompanha o dia a dia desta espécie no seu habitat natural como se estivesse a fazer uma espécie de safari.  Basta clicar aqui e subscrever o canal deste espaço, gesto que a leva de imediato para o Youtube do santuário. Sabia, por exemplo, que os coalas podem dormir entre 18 e 20 horas por dia? Por isso, os melhores momentos para passear no parque é de manhã ou ao final do dia.

    2 / 9

  • Passear nas Ilhas Faroé

    Passear nas Ilhas Faroé

    ilhas faroe © Kirstin Vang / Visit Faroe Islands

    Este arquipélago, que pertence à Dinamarca, tem para oferecer uma visita virtual bem diferente das demais. São feitas por um habitante local, que é guiado por si, como se de um jogo se tratasse e em tempo real. Situadas na Atlântico Norte, entre a Noruega, Escócia e Islândia, as ilhas Faroé inovaram com a sua plataforma Remote Tourism, desenvolvida de propósito para esta altura de pandemia. Através dela vai ser possível percorrer a pé o território, andar de helicóptero e até de lancha, tudo para ver a melhor paisagem. As visitas demoram no mínimo uma hora e os horários estão disponíveis no site.

    3 / 9

  • Aventurar-se nos Parques Nacionais dos Estados Unidos da América

    Aventurar-se nos Parques Nacionais dos Estados Unidos da América

    parques eua © Getty Images

    O Google Arts and Culture e o Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos da América juntaram-se para proporcionar visitas guiadas virtuais. É possível percorrer o Parque Nacional Dry Tortugas, na Florida, os Fiordes Kenai, no Alasca, os vulcões do Hawai, o Bryce Canyon, no Utah, e o Parque Nacional Carlsbaad Caves, no Novo México. Em jeito de resumo, vai poder caminhar, mergulhar no mar, fazer rapel, entre muitas outras atividades de natureza.

    4 / 9

  • Ir à praia em Aruba

    Ir à praia em Aruba

    aruba © Aruba Tourism Authority/ Kenny Theysen

    Praias de areia branca e águas azul turquesa é o cenário que de imediato associamos à ilha de Aruba, nas Caraíbas. Um paraíso que através do site do Tourismo de Aruba vem até sua casa. Pode ver o vídeo com as melhores paisagens, que dura 30 minutos, ou fazer uma tour online guiada pela ilha. Deixe a sua imaginação libertar-se e sinta-se em Aruba.

    5 / 9

  • Sentir o ritmo de Nova Orleães

    Sentir o ritmo de Nova Orleães

    nova orleaes © Getty Images

    Esta cidade norte-americana rima com animação e música, que agora pode sentir em sua casa. O site do turismo da cidade tem inúmeras atividades desde passeios virtuais, até concertos de artistas locais, passando por entradas nos museus e lojas. No dia 25 de abril, até pode assistir ao festival The Band Together Benefit, com os nomes mais consagrados da cena musical da cidade do jazz.

    6 / 9

  • Ver as auroras boreais na Suécia

    Ver as auroras boreais na Suécia

    aurora boreal © Lola Akinmade Åkerström/imagebank.sweden.se

    Light Over Lapland é o site que traz até nós este maravilhoso espetáculo da natureza que são as auroras boreais. São vários os vídeos 360º que a levam ao hotel de gelo do Parque Nacional de Abisko, a andar num trenó, observar o lago Torneträsk enquanto passeia num bosque, até chegar a uma cabana de madeira no Monte Noulja, onde pode ver as verdejantes auroras boreais da Lapónia sueca.

    7 / 9

  • Passear de comboio pelo Vietname

    Passear de comboio pelo Vietname

    vietname © Getty Images

    Entre numa das mais famosas viagens de comboios do Vietname. A partida está marcada para a cidade imperial de Hue no centro do país e o destino é a cidade de Da Nang, no litoral. E não, não estamos a falar de um comboio turístico. É um comboio o mais normal possível, mas a paisagem que deixa ver não. Entre montanhas e florestas que acabam em praias maravilhosas percorre-se o caminho de ferro que rivaliza com a famosa estrada Hai Van Pass. A viagem real dura três horas, mas no vídeo não chega a 45 minutos.

    8 / 9

  • Fazer o Caminito del Rey

    Fazer o Caminito del Rey

    caminito del rey © Caminito del Rey

    É a maior atração turística da zona de Málaga, no sul de Espanha, e até já foi considerado o caminho mais perigoso do mundo. Hoje, apesar de ser vertiginoso, a segurança está assegurada. O Caminito del Rey prolonga-se por 7,7 quilómetros e a paisagem é feita de grutas, formações rochosas e o rio que corre lá em baixo. Nesta viagem virtual, feita com imagens 360º, é possível parar em vários pontos de interesses e ver as galerias de fotos de cada um deles.

    9 / 9

Últimos