Esta é a história de um homem que nasceu com a crença de que o seu único papel na Terra é mudar o mundo e, casado com uma mulher que pretende não o fazer esquecer disso mesmo, acabam por criar (e arruinar) o seu negócio avaliado em biliões de dólares.
Adam Neumann e Rebekah Paltrow Neumann são os protagonistas reais da nova série da Apple TV, WeCrashed, mas a sua narrativa já percorreu um longo caminho até chegar a este formato. Baseado em eventos reais, e num podcast com o mesmo nome, a história de vida destas duas figuras já foi relatada em diversos documentários.
Desta vez, é ao longo de oito episódios que conhecemos o fruto da persistência característica de Adam, imigrante e veterano da marinha israelita, que não consegue ouvir um não como resposta e acaba por criar WeWork, uma das maiores empresas do lobby americano, que consiste em criar espaços de cowork, físicos e virtuais.
Convencida de que se encontra no centro da operação, mas muitas vezes esquecida no background, está Rebekah. A mulher de Adam motiva-o e manifesta o sucesso de ambos, olhando para o mesmo como uma supernova: uma estrela que, de repente, aumenta o seu brilho devido a uma explosão catastrófica.
É isso mesmo que acaba por acontecer, pois cegos pelo sucesso e pela crença de que estão destinados a algo maior, o casal acaba por tomar uma decisão no caminho errado, o que significa o fim do seu envolvimento na WeWork.
WeCrashed conta uma história sobre o verdadeiro significado de amor, não a um nível sentimental, mas antes ao dinheiro e à constante busca de sucesso.
O que esperar de WeCrashed
Apesar de não ser a primeira representação da vida do casal israelita em televisão, a participação de Anne Hathway e Jared Leto são elementos cruciais para tornar a série um sucesso. Acompanhar a representação de dois narcisistas pode ser insuportável, mas o elenco de luxo resolve este problema da melhor forma, tornado o enredo em algo divertido de se assistir.
Aliás, os criadores da série, Drew Crevello e Lee Eisenberg, tentaram que o gancho principal da história fosse genuinamente engraçado. Eisenberg esteve também envolvido na criação da série The Office, pelo que a ideia de incorporar situações ridículas em ambientes corporativos foi também importante neste ambiente.
Ver esta publicação no Instagram
À semelhança de Inventing Anna, uma história sobre um falsa descendente alemã da classe alta, a narrativa de WeCrashed não se baseia em recontar histórias reais sobre empresas unicórnio na conquista do sucesso, mas antes no falhanço que nasce do narcisismo e da loucura em querer sempre mais, sem nunca olhar a meios, porque no horizonte está apenas um fim possível.
Pode tornar-se um pouco frustrante acompanhar uma história que nos fala de uma cultura e ambiente de trabalho tóxicos, em que o contínuo desrespeito pelos empregados serve para tornar ainda mais ricos e poderosos os patrões, muitas vezes movidos apenas por más intenções.
Contudo, a presença de personagens fortes e dramáticas é capaz de instigar curiosidade, na tentativa de perceber qual será o próximo passo do casal e de que modo os dois acabam por planear a sua queda, mesmo sem assim o querer.
Se procura uma série dramática, com alguma comédia à mistura, já pode ver os oito episódios desta minissérie na Apple TV.