© shutterstock
Dicas para eliminar distrações e aumentar o foco

Dicas para eliminar distrações e aumentar o foco

Comece por identificar quais os fatores de distração e saiba como dar a volta à questão, tornando-se, assim, mais produtiva.

Por Fev. 21. 2021

As distrações são as maiores inimigas do foco e da concentração! Se queres gerir o teu tempo com eficácia, ser mais produtiva e focada, principalmente nesta fase em que o trabalho entrou pela tua casa adentro, tens de identificar e eliminar distrações. Começa por fazer esta análise:

O que te distrai mais?

  • Barulho exterior
  • O telemóvel
  • Interrupções de colegas/familiares
  • Emails constantemente a chegar
  • Preocupações
  • Outras

Aquilo que sugiro é que te tornes à prova de distrações e encontres fases do teu dia em que estás em hiper-foco e que não há distrações que te arruínem o foco!

Para ajudar nessa missão, listo em seguida algumas das distrações mais comuns, assim como o que podes fazer para as eliminar.

Distrações mais comuns e como as eliminar

1. Notificações

Um verdadeiro flagelo! São as notificações do email, dos grupos de WhatsApp, das redes sociais, das notícias, e a lista continua. É impossível estarmos focadas numa determinada tarefa com o smartphone ou o computador constantemente a tilintar.

Não temos de estar sempre ligados, nem temos de responder imediatamente a solicitações externas.

Lidar com as notificações: Desliga as notificações e pop-ups hoje mesmo, as do telemóvel e as do computador. Inclui as notificações das redes sociais, emails, chats, etc.

2. Redes sociais

Raras são as pessoas que hoje em dia não têm ums conta, pelo menos numa rede social, seja ela Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Google Plus, TikTok, ou outra.

O mais recente estudo da Marktest sobre a relação dos portugueses com as redes sociais estima que passamos, em média, 93 minutos do nosso dia nas redes sociais.

Queres mesmo que as distrações digitais te roubem horas preciosas da tua vida? Pensa nisso.

Lidar com as redes sociais: Define limites diários para o tempo que passas nas redes sociais e cumpre-os. Hoje em dia todos os smartphones permitem fazê-lo.

 3. Emails

Estamos cada vez mais dependentes do email e tendemos a verificá-lo constantemente. Queremos ler novas mensagens, esperamos respostas imediatas quando enviamos emails profissionais, ou seja, pode ser uma distração enorme!

Lidar com os emails: Define horários para ver os emails, por exemplo, três vezes por dia, de duas em duas horas. A ideia é não estares constante a verificar a caixa de correio e a distrair-te das tarefas mais importantes e prioritárias. É mais eficaz passares 30 minutos a responder a emails do que interromper constantemente o ciclo de concentração.

4. Desordem

Imagina que estás no teu pico produtivo e não encontras aquele ficheiro ou não encontras aquele documento! Calma, acontece a todos, mas pensa no tempo que podes perder à procura de algo simplesmente por não estar organizado. Uma tarefa que poderia demorar 30 minutos pode rapidamente escalar para uma hora.

Lidar com a desordem: Destralhar e organizar!

5. Preocupações 

O vilão da produtividade é um cérebro atulhado de informação e preocupações!

Lidar com as preocupações: Anota tudo, analisa tarefas, organiza, planeia, reflete… Não é perda de tempo, é investimento!

Cláudia Ganhão é autora e produtora de conteúdos nas áreas do minimalismo e sustentabilidade. Depois de quase 14 anos na Indústria Farmacêutica, encontra-se num período dedicado à família e ao seu desenvolvimento pessoal. Aos poucos mudou a sua forma de estar na vida, e adotou um estilo de vida minimalista, mais simples, consciente e sustentável. Pode segui-la no Instagram e Facebook.

Mais sobre dicas , especialista