Nos dois confinamentos que o País enfrentou vimos uma mudança evidente nas partilhas de fotografias e vídeos nas redes sociais. As fotos aos novos restaurantes da cidade, em locais ao ar livre ou em paisagens inspiradoras foram substituídas pelo dia a dia da rotina em casa: a preparar refeições, a fazer exercício em frente à televisão, a partilhar as novas compras online que chegaram ou até mesmo os looks de fato de treino e pijama que se tornaram na tendência do último ano.
Muita coisa mudou. E embora o desconfinamento esteja a aproximar-se, a verdade é que a normalidade ainda não está assim tão perto dos nossos horizontes. É possível que a nossa casa continue a ser o espaço em que passaremos mais tempo.
Com todas estas mudanças, influenciadoras e produtoras de conteúdos digitais também se adaptaram aos novos tempos e começaram a mostrar a sua criatividade em casa. Em menos de nada, os seguidores tiveram acesso às suas casas, conhecendo o estilo de decoração de cada uma, a sua rotina pormenorizada e como viveram estes tempos conturbados em casa.
Os conteúdos passaram a ser mais caseiros. E mesmo sem ter uma máquina fotográfica profissional é possível tirar boas fotos, apenas com o telemóvel. A fotógrafa Inês Costa Monteiro deu-nos alguns conselhos para ajudá-la a tirar fotos originais, aproveitando o melhor da sua casa.
“O objetivo deve ser criar uma história para cada fotografia”, explica-nos. “Podemos admitir e mostrar que é a nossa casa, com todos os seus detalhes e objetos, mas devemos também pensar qual é o sentimento que queremos passar”.
Em baixo, deixamos-lhe alguns conselhos para fazer uma boa sessão fotográfica em casa.
6 dicas para tirar as melhores fotografias em casa
1. Faça um estúdio improvisado em casa
Aqui, a ideia é aproveitar os cortinados ou um lençol para dar a ideia que está num estúdio de fotografia. “Estes elementos são ótimos para tirar uma fotografia como se estivéssemos num estúdio”, refere Inês Costa Monteiro.
“Pode-se aproveitar as diferentes cores do lençol e fazer uma ação, como beber um café ou ler um livro. Basta colocar o lençol em cima de duas cadeira e sentar-se no chão ou colocá-lo numa porta e tirar uma foto de corpo”.
2. Aproveite a luz solar direta
“Há duas opções para brincar com as sombras”, começa por mencionar a fotógrafa. “Colocar-se em frente à luz e aproveitar metade do rosto à sombra e outra metade ao sol, ou pode aproveitar as sombras de uma planta, por exemplo. Posicione uma planta à frente da luz solar e veja o tipo de sombras que faz”.
Inês Costa Monteiro alerta que estas sombras podem parecer estranhas no rosto, mas pode aproveitá-las para uma fotografia de costas, por exemplo. “É um tipo de fotografia mais artística e pode ser sexy também”.
Coloque o telemóvel numa estrutura estável e veja a melhor forma de brincar com as sombras.
Dica extra: Evite a contraluz. “A luz tem de estar sempre à frente da cara, exceto se for intencional. Caso não haja luz natural, coloque um cadeeiro atrás da câmara do telemóvel para fingir que é luz natural”.
3. Dê uso aos cenários que tem em casa
“Aproveite os cenários que tem em casa e desenvolva ações que façam sentido, de acordo com a função de cada um deles”, explica.
Tanto neste caso, como nos outros mencionados, o temporizador é mesmo o melhor aliado, caso não tenha ninguém que possa tirar-lhe fotografias. Escolha uma divisão da casa, como a cozinha, por exemplo, fixe o telemóvel num ângulo que faça sentido, e tire uma fotografia a beber um café ou a preparar uma refeição, por exemplo. O importante é que a ação da foto e o local estejam relacionados.
Ver esta publicação no Instagram
4. Organize o seu espaço
A divisão que escolher para tirar uma fotografia “deve ser o mais clean possível”, reforça Inês Costa Monteiro. “Tudo o que sejam objetos espalhados só vão criar ruído, por isso, têm de ser retirados”.
Falamos de cabos de telemóvel, de computador, auscultadores, chávenas, canecas, cadernos, agendas, entre outros. Se está em teletrabalho, é possível que estes estejam por todo o lado. Só não devem estar na fotografia.
5. Liberte a imaginação
“Se tiver a possibilidade de ter uma parede vazia, construa o seu próprio cenário”. Neste caso, a ideia será usar elementos de outras divisões da casa a fim de ter a foto a seu gosto. Aproveite uma parede livre e coloque uma cadeira, um espelho ou outro elemento para conseguir uma fotografia diferente e original, mas com o seu estilo espelhado.
“Não deve ter medo de trocar de objetos de divisão para divisão”, aconselha Inês Costa Monteiro. Por isso, divirta-se com os elementos decorativos que tem em casa e crie o seu próprio cenário.
Ver esta publicação no Instagram
6. Tirar uma selfie em frente ao espelho, sem espelho
A mítica e icónica selfie ao espelho já é um clássico no feed do Instagram, mas chegou a altura de sofrer uma ligeira alteração. Para isto, precisa, sim, de um segundo telemóvel ou de uma máquina fotográfica.
A ideia será colocá-los num tripé ou numa estrutura mais alta, colocar-se à sua frente como se estivesse a ver-se ao espelho e serem eles a tirar a verdadeira fotografia. Isto dá a ilusão que tirou uma selfie ao espelho, sendo que pode escolher o background que quiser. É só colocar o tripé no sítio da casa que mais gostar e ‘fingir’ que está a tirar uma fotografia em frente ao espelho.