Bem-estar

Dificuldade em dormir? Melhore a qualidade do seu sono com estes passos

São vários os estudos que indicam que adultos e jovens adultos dormem cada vez pior, com impacto negativo na vida social (e não só). Há passos simples a seguir para melhorar a rotina de sono. Conheça-os.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Dificuldade em dormir? Melhore a qualidade do seu sono com estes passos Dificuldade em dormir? Melhore a qualidade do seu sono com estes passos
© Getty Images
Em parceria com:
Dificuldade em dormir? Melhore a qualidade do seu sono com estes passos
Out. 29, 2019

Passamos um terço da vida a dormir e, apesar de parecer que é demasiado, andamos a descurar o nosso tempo de descanso, de acordo com investigações dos últimos tempos.

Ainda no início deste ano, Joaquim Moita, médico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, revelou à agência Lusa que “as pessoas dormem pouco e mal em Portugal” e que a sociedade portuguesa e europeia “dão pouca importância ao sono, dando mais importância ao trabalho e ao lazer”.

Não é de admirar, infelizmente. Ultimamente fala-se cada vez mais de como as horas excessivas de trabalho, o stresse a ansiedade têm efeitos negativos na nossa saúde mental e na forma como descansamos. Em Portugal, a média de descanso é de seis horas diárias, o que é, de facto, insuficiente – deve ser de, pelo menos, oito horas.

E não é só das horas de sono que falamos. A sua qualidade é, também ela, pobre. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, 32% dos portugueses adultos consideram ter um mau sono. As consequências mais comuns são: perda de memória, sonolência acentuada, défice de concentração, alteração de humor e irritabilidade. No entanto, pode ter resultados mais graves como acidentes de viação, de trabalho e o aumento do risco cardiovascular.

Dormir é fundamental e, por isso, deve tomar medidas para conseguir descansar eficazmente, sem acordar durante a noite e sentir-se com energia. Conheça alguns dos hábitos a adotar.

6 passos para dormir melhor

1. Defina uma hora para desligar os seus gadgets

Tudo é uma rotina. Quem tem dificuldade em adormecer, deve não só definir a hora de se deitar como duas horas antes deixar de utilizar o telemóvel, o tablet ou qualquer outro dispositivo que produza luz azul.

Acontece que esta luz tem impacto no ritmo circadiano, levando o cérebro a achar que ainda é de dia. Isto impede-a de produzir melatonina, a hormona que nos ajuda a relaxar e a ter um sono mais profundo.

ecras

© gettyimages

2. Exercício físico, sim, sempre

Este é, provavelmente, um dos passos mais importantes a ser adotado por quem tem dificuldade em adormecer e em ter uma boa noite de descanso. São vários os estudos que provam que a prática regular de exercício físico reduz o tempo a adormecer e ajuda a dormir mais horas.

No entanto, tente fazê-lo durante o dia e não perto da hora de dormir. Isto porque, por norma, fica mais acelerada devido à produção de adrenalina.

exercicio fisico

© unsplash

3. Cuidado com o que ingere à noite

Cigarros, cafeína, álcool e refeições muito pesadas devem ser deixados de lado. Interferem diretamente com o sono e podem ter efeitos negativos no organismo.

Comer em demasia ou escolher refeições com picante ou com demasiados condimentos podem levar à indigestão. O ideal é dar preferência a legumes, peixe e a snacks não muito pesados duas ou três horas antes de ir dormir.

refeicao

© unsplash

4. Escolha uma atividade relaxante antes de ir dormir

Deixe as séries e os filmes para o fim de semana e opte por uma atividade que a ajude a relaxar depois de um dia de trabalho. Ler costuma ser uma boa opção, mas pode também tentar fazer exercícios de respiração ou tomar um banho quente.

banho relaxante

© freepik

5. Tome os suplementos alimentares certos

Não confunda suplementos alimentares com comprimidos para dormir, que a deixam cansada e com pouca energia para o dia seguinte. O suplemento alimentar Sleep + é constituído por 30 cápsulas de energia para o dia e 30 comprimidos de tranquilidade para a noite. Tem como objetivo repor o equilíbrio do biorritmo natural, principalmente em casos de stresse acumulado.

As cápsulas de energia devem ser tomadas de manhã, ao acordar, e ajudam-na a sentir-se mais ativa. São constituídas por vitaminas do complexo B e magnésio, que reduzem a fadiga e o cansaço.

Cerca de 30 minutos antes de ir dormir, deve tomar os comprimidos para a noite, compostos por melatonina e outros ingredientes que vão fazê-la sentir-se menos inquieta e diminuem o tempo necessário a adormecer.

suplementos

© D.R.

6. O ambiente do quarto também conta…

… E a temperatura também. Não queira o quarto demasiado quente, nem demasiado frio (isto para evitar acordar durante a noite ou com frio ou com calor).

Tente também escolher a roupa de cama certa. Se sofre de alergias, escolha uma almofada hipoalergénica que ajudá-la-á a não espirrar durante a noite. Quanto aos lençóis, os de cetim, por exemplo, podem ser demasiado escorregadios e os de flanela pouco confortáveis.

Perceba o que resulta melhor para si.

preparar o quarto

© unsplash
Fontes: SPP e DN

Últimos