Combata as dores no pescoço causadas pelo tech neck, um problema do século XXI
Sofre com dores no pescoço, cabeça ou costas ao fim do dia? Já que é difícil, ou se calhar até mesmo impossível, reduzir as horas que passa no computador e telemóvel, adote uma postura correta para não sofrer com dores mais tarde.
Tech neck é o termo usado para descrever os efeitos de ficar curvada sobre um telemóvel, tablet ou computador, durante muito tempo, todos os dias. O nosso corpo foi feito para se mexer de um lado para o outro e não para estar sentado todos os dias – rotina habitual de quem trabalha num escritório, por exemplo -, muito menos com uma postura incorreta.
Olhar para o telefone ou computador com ombros arredondados por longos períodos de tempo acaba por causar impacto. Para além de provocar desequilíbrios musculares entre a frente e a parte de trás da parte superior do seu corpo, também afeta o posicionamento da sua cabeça e pescoço.
E mais, a expressão tech neck não só se refere aos problemas de postura, dores no pescoço e de cabeça muito fortes (como consequência da postura incorreta), mas também às rugas que têm aparecido precocemente em jovens de 20 anos, quando esse tipo de rugas costumava aparecer apenas por volta dos 40.
Como bem sabemos, hoje em dia, e por razões profissionais, é impossível abandonar essa rotina. Por isso, devemos adaptar-nos e adotar posturas mais corretas. Em entrevista ao Hip and Healthy, Kerrie-Anne, fundadora do Pilates At Your Desk, deixa algumas dicas para combater este problema.
6 dicas para combater a postura incorreta
1. Tenha os dispositivos à altura dos seus olhos
Se tiver um computador portátil, compre um suporte e um teclado independente. No caso do telemóvel, use-o, igualmente, à altura dos olhos. Se achar que não se vai lembrar, pode pôr um lembrete no seu fundo, por exemplo, assim não tem como falhar.
2. Faça pausas regulares
Levante-se a cada 30 minutos e faça uma pequena pausa. Dois minutos deverá ser o suficiente.
3. Olhe para cima
Olhe para as suas sobrancelhas de vez em quando. Os seus olhos também são músculos e quanto mais olhar para cima, menos olha para baixo.
4. Pressione a cabeça com as suas mãos e vice-versa
Entrelace os seus dedos e coloque as mãos atrás da cabeça, sendo que os polegares devem ficar sobre as partes macias do crânio. Pressione a cabeça nas mãos e as mãos na cabeça.
Deve sentir os músculos da parte superior da coluna a trabalhar. Estes não se mexem quando está curvada para a frente. Isso lembrá-los-á de que também têm uma função. Repita isso ao longo do dia.
5. Levante a clavícula
Como dito em cima, coloque as mãos atrás da cabeça. Imagine que é um fantoche com cordas presas à clavícula. A ideia é que essas cordas imaginárias sejam levantadas para elevar a sua clavícula até ao teto. Continue a pressionar a cabeça contra as mãos. Volte à posição inicial e repita.
Alongue o seu pescoço
Quando olhamos para baixo, o sítio de onde olhamos para baixo é a junta da dobradiça nas nossas orelhas. Uma maneira rápida de testar isso é colocar os dedos nas orelhas e acenar com a cabeça para cima e para baixo.
Pode parecer estranho, mas acredite que serve como um bom alongamento de pescoço. Agora, retire os dedos e perceba se consegue olhar para baixo movendo a cabeça no eixo dos ouvidos, em vez de mexer a base do pescoço.
Siga estas dicas e diga adeus às dores no pescoço.