E se lhe disséssemos que o segredo para viver mais anos é, afinal, beber dois copos de vinho ou cerveja? Não, não a estamos a enganar.
De acordo com um estudo levado a cabo pela Universidade da Califórnia, em Irvine, a ingestão moderada de bebidas alcoólicas, nomeadamente cerveja e vinho, contribui significativamente para o aumento da esperança média de vida.
Com a pergunta “o que permite que as pessoas vivam para além dos 90 anos?” em mente, o The 90+ Study tinha como um dos objetivos determinar os principais fatores associados à longevidade. Deste ponto de partida, analisou, desde 2003, os hábitos diários de uma amostra composta por 1600 norte-americanos com 90 anos ou mais.
Os resultados revelaram que, os participantes cujo consumo diário corresponde a dois copos de vinho ou cerveja, têm 18% menos de probabilidade de morrer prematuramente, sendo este um dos fatores que mais influencia a longevidade. Outra conclusão do mesmo estudo mostrou que os participantes que fazem entre 14 a 45 minutos de exercício físico por dia, reduzem em 11% o risco de morte prematura.
Na apresentação dos resultados, Claudia Kawas, responsável pelo estudo, afirmou que, embora não haja uma explicação científica para tal conclusão, “acredito firmemente que beber moderadamente ajuda a aumentar a longevidade”.
Um brinde a esta nova descoberta?
Mas há outras vantagens em beber vinho. Conheça os benefícios para a sua saúde, e os prós e contras do consumo de vinho na perda de peso.