Já sabemos que uma das principais causas de stresse das mulheres é a conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional. A luta pela igualdade de direitos e a acumulação de papéis estão a deixar as mulheres exaustas.
Se anda a dormir mal, tem o ciclo hormonal desregulado e falhas de memória pode estar a sofrer de stresse no trabalho.
Em Encontre o Seu Equilíbrio (Manuscrito, 2019), Conceição Espada propõe um conjunto de exercícios para diminuir o ritmo. Pode até optar por fazer alguns deles antes de ir trabalhar, para se preparar para um novo dia. Ou, então, quando chega a casa, para relaxar e libertar o stresse acumulado.
Mas atenção que, “para se poder encontrar o próprio ritmo, tem de existir uma persistência e uma sistematização diária dos exercícios que são propostos. Só, desta forma, é que o cérebro e a mente começam a ficar embutidos de um novo ritmo”, explica Conceição Espada, à Saber Viver.
5 exercícios para reduzir o stresse e abrandar o ritmo
1. Observe e anote num caderno
Antes de começar a fazer os exercícios, precisa de perceber quais são as causas do seu stresse. Se sente que, de alguma forma, está a competir com homens no seu local de trabalho, deve registar notas “sobre a forma como lida com os homens à sua volta”, refere Conceição Espada.
Ao longo deste período de observação, deve mesmo registar tudo. Principalmente, o que sente. “Quando se sente inferiorizada, quando teve uma vitória ou quando na sua vida diária está em comparação ou em alerta relativamente à forma como age ou reage perante um homem, sobretudo a nível profissional”, acrescenta Conceição Espada.
2. Respiração abdominal
“A respiração abdominal é uma respiração consciente que nos obriga a pequenas pausas ao longo do dia, a uma maior perceção do aqui e o agora e a estar presente em cada situação, atitude e pensamento”, explica Conceição Espada no seu livro.
O ideal será fazer sete vezes ao dia, em sequências de dez. Pode fazer em qualquer lugar e é importante que se dedique a este exercício logo ao acordar e, também, ao adormecer.
Em momentos de grande pressão, opte por uma respiração mais acelerada com um enfoque maior na expiração.
3. Relaxamento progressivo
“Uma vez por dia faça um exercício de relaxamento progressivo ao longo do corpo (comece nos pés e termine na cabeça), em que cada número corresponde a uma parte do corpo”, lê-se no livro Encontre o seu Equilíbrio.
Este exercício deve ser feito num ambiente calmo, longe de distrações. Deite-se no chão, feche os olhos, relaxe e concentra-se em cada zona do seu corpo. Pode fazer em qualquer altura do dia, especialmente antes de adormecer, se tiver insónias.
4. Pinte mandalas
Explorar a sua criatividade pode ajudar a reduzir o stresse. Pinte uma mandala ou faça outra atividade criativa que goste. Se possível faça-o uma vez por semana, num ambiente calmo e relaxante.
5. Controle a sua alimentação
Tenha hábitos alimentares mais saudáveis e evite certos tipos de alimentos, como por exemplo:
• Produtos de origem animal, como carne ou laticínios;
• Café e refrigerantes;
• Açúcar e cereais refinados.
Sabia que as flores podem ajudar a diminuir a dor e o stresse?