Bem-estar

Crónica. Feng Shui e a primavera

Em fevereiro já sentimos os dias com mais luz, com mais sol, as pequenas ervas e o verde fazem-se notar timidamente na natureza. A primavera começa a aparecer.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Crónica. Feng Shui e a primavera Crónica. Feng Shui e a primavera
© Getty Images
Alexandre Gama, cronista
Escrito por
Fev. 05, 2020

É uma época em que começamos a sair mais da “toca”, da “casca”, e que nos incita a mudar e experimentar novas coisas. Sentimo-nos mais corajosos, mais ativos, com espírito pioneiro e procuramos mesmo mais aventura.

Podemos, no entanto, viver também alguma impaciência e zanga. Há que treinar a calma e a aceitação, e uma das melhores formas de o fazer é ter fé e confiança. No final, tudo flui como esperamos.

Comece a praticar algo novo, faça novas experiências, vá visitar uma exposição, comece a ter aulas de pintura ou música, ou simplesmente organize uns passeios e rodeie-se de pessoas que a estimulam.

Uma ótima terapia nesta época é os chamados banhos de floresta – passeios dentro da floresta ou, simplesmente, poder caminhar descalço com os pés na relva.

Aproxime-se da natureza ou traga-a para dentro de casa. Adicione, por exemplo, plantas vivas à decoração da sua casa
Alexandre Gama Alexandre Gama

É também uma ótima altura para começar novos projetos profissionais. Temos muita vontade de materializar ideias e talvez mais dificuldade em terminar projetos pendentes.

Do ponto de vista de saúde podem surgir algumas chamadas de atenção como alguma irritabilidade, falta de sono ou até mesmo falta de energia. Há que ser disciplinado com horários, principalmente com os das refeições e do descanso.

Recomendo que faça caldos de vegetais doces (com pelo menos quatro destes cinco: couve, cenoura, cebola, nabo e abóbora. Depois de cozinhá-los, beba o caldo e, com o restante, faça uma boa sopa), e que traga mais vezes para a sua mesa vegetais de folhas verdes como grelos, nabiças ou couves.

Aproveite para arejar mais a casa e viva mais o exterior, principalmente durante as manhãs. Aproxime-se da natureza ou traga-a para dentro de casa. Adicione, por exemplo, plantas vivas à decoração da sua casa.

Formas verticais, materiais orgânicos como madeira, palhinha, papel e cortiça, assim como a cor verde e o azul, vão deixar o seu ambiente mais harmonioso e confortável nesta época do ano.

Alexandre Saldanha da Gama é consultor de Feng Shui e autor do livro ‘Feng Shui @ Lares e Costumes Portugueses’. Estudioso de pessoas e da sua energia, criou a marca Feng Shui Integrativo através da qual orienta seminários, cursos, palestras e faz consultas de astrologia do ki das 9 estrelas. Desenvolve e acompanha in loco projetos de decoração, dá consultas de Feng Shui e faz limpezas energéticas de espaços.

Últimos