Crónica: Feng Shui e o inverno
É em dezembro que experienciamos o dia menor do ano, o solstício de inverno. Este evento oferece-nos a experiência de viver a noite, ou seja, olhar para o nosso lado sombra, para o Yin da nossa vida. Convida-nos a estar mais recolhidos, a pensar mais com os nossos botões. É uma época para tomarmos consciência da nossa vida.
Nesta época somos levados ou influenciados para uma maior flexibilidade e tolerância na nossa forma de estar, uma fase em que damos por nós a pensar e a tentar descobrir o sentido filosófico da vida. E normalmente sentimo-nos com coragem para o que o futuro nos reserva.
É, por isso, uma fase muito boa para fazer planos para o próximo ano, alinhar as ideias, ponderar qual o sentido a seguir. Deixar fluir e descobrir qual o fluxo mais adequado a cada pessoa. Ser flexível, tolerante e alternativo. A vida deve ser um fluxo e não uma forma.
Pode também acontecer nesta fase que alguns de nós se sintam parados, estagnados e encalhados na sua vida, e estes momentos podem ser pesados. Podem surgir emoções como o medo, o que pode reforçar ainda mais o bloqueio.
Ajustes energéticos de inverno
Saia da zona de conforto
Nesta fase devemos obrigar-nos a sair do nosso conforto, a explorar o nosso lado aventura, a experimentar coisas novas e também cultivar o contacto e o apoio das pessoas com quem nos damos bem e que nos fazem crescer. Nesta fase, a companhia, a ligação aos outros e a empatia podem ajudar muito.
Cozinhar, fazer trabalhos de grupo ou tarefas para ajudar a coletividade ajuda bastante para não nos sentirmos estagnados ou isolados.
Guarde tempo na sua agenda diária para uma boa conversa com alguém que lhe aquece o coração. Dê e receba. A vida é feita de momentos de partilha.
Limpe a energia da casa
Até meados de fevereiro podemos e devemos aproveitar para fazer uma limpeza à nossa vida, à nossa casa, começando por destralhar e libertar tudo o que não nos faz falta, arranjar tudo o que não funciona, corrigir tudo o que nos pode estar a provocar desconforto.
Recomendo também uma boa limpeza energética de espaços.
Se não souber fazer e se não encontrar nenhum consultor de feng shui ou outro técnico habilitado para tal pode começar por arejar bem a sua casa durante um período de sol e pode colocar sal marinho atrás da porta de cada divisão da casa e deixar que este trabalhe pelo menos durante 48 horas. No final pode recolher o sal e deitar num curso de água que esteja a correr livremente na natureza.
Pode também utilizar incenso, velas, cristais, flores e música. Deixe fluir a sua intuição.
Cuide da sua saúde
A sua saúde pode ficar mais sensível nesta época principalmente no que toca ao aparelho genito-urinário.
Recomendo que descanse mais e que consuma regularmente sopas quentes, chá de 3 anos morno, evite bebidas frias, evite café, reduza os açúcares e os produtos de origem animal, e consuma mais vezes feijões pequenos como é o caso do azuki.
Aposte no conforto do lar
Mantenha a sua casa bem aquecida e seca. Use um desumidificador se necessário.
Prefira fibras naturais como algodão e linho, use roupas quentes e confortáveis tanto na sua roupa como na decoração da sua casa. Pode usar tons mais escuros mas tenha cuidado para não se tornar muito sombrio. Tenha sempre um brilho ou cor forte a contrastar.
Os tons de terra, e até mesmo os tons pastel, podem ser muito confortáveis nesta época, pois sendo discretos trazem alguma luz para a nossa vida. Os verdes, os azuis e o negro (brilhante), podem funcionar muito bem e ser o tal contraste que nos ativa.
Mesmo que de forma artificial, mantenha a sua casa bem iluminada.
Alexandre Saldanha da Gama é um conceituado consultor de Feng Shui de Portugal e da Europa, e autor do livro ‘Feng Shui @ Lares e Costumes Portugueses’. Estudioso de pessoas e da sua energia, criou a marca Feng Shui Integrativo através da qual orienta seminários, cursos, palestras, e faz consultas de astrologia do ki das 9 estrelas. Desenvolve e acompanha in loco projetos de decoração, dá consultas de Feng Shui e faz limpezas energéticas de espaços.