É daquelas que acaba o treino intenso de crossfit ou a aula de ioga, vai para o balneário, toma um duche, arruma as coisas e só volta a pensar em desporto no dia seguinte? Nem imagina o mal que está a fazer ao seu corpo e, por conseguinte, à sua saúde. É que tão importante quanto o tempo que dedica ao exercício físico é aquilo que acontece depois do treino.
4 coisas a fazer depois do treino
As ações que enumeramos a seguir, quando feitas corretamente, vão maximizar os seus resultados, dar-lhe sensação de bem-estar e torná-la mais saudável.
1. Alongar
Tão importante como o aquecimento é o alongamento, no final de uma aula. O alongamento é essencial pois evita lesões, diminui o ritmo cardíaco e faz com que a recuperação muscular seja mais rápida.
2. Reidratar
Não espere ter sede para voltar a beber água. Enquanto faz desporto perde alguns sais minerais que são repostos após o consumo de água. Além disso, a reidratação faz com que a temperatura do corpo esteja controlada e as articulações funcionem sem problemas.
3. Consumir alimentos com hidratos de carbono
Qualquer que seja a refeição devemos privilegiar alimentos da época ricos em nutrientes. Depois da atividade física é essencial que reforcemos essa preferência. O nosso corpo perde muita energia e temos de a repor, ao comer, por exemplo, alimentos com hidratos de carbono (como o ovo e a banana), que favorecem a recuperação dos tecidos.
4. Massajar certas zonas do corpo
Bem, o ideal é levar uma massagem daquelas i-n-c-r-í-v-e-i-s. Acontece que nem sempre isso é possível, não é? Um estudo publicado no The Jornal of Strength and Conditioning Research mostra que uma massagem depois do treino pode mesmo reforçar a força muscular. Por isso compre um rolo de massagem e faça alguns movimentos em casa nos vários grupos musculares.
Costuma ter estes hábitos depois do treino? Saiba também quais são os melhores sumos detox antes e depois de um treino.