© Shutterstock
Era capaz de fazer alguma destas 11 atividades radicais?

Era capaz de fazer alguma destas 11 atividades radicais?

Gostava de sair da rotina e fazer algo diferente e inesquecível? Experimente uma destas atividades radicais. Uma coisa é garantida: vai viver momentos de pura adrenalina.

Por Jun. 2. 2021

Se fazer uma atividade radical é daquelas coisas que sempre quis fazer, mas nunca teve tempo ou coragem para marcar, pois bem, chegou a hora de riscar esse desejo da sua wish list. Afinal, todas temos aquela “loucura” que queremos experimentar pelo menos uma vez na vida, certo?

Ponha o medo de lado e experimente uma ou várias das seguintes atividades.

11 atividades radicais a experimentar

1. Salto pendular

O salto pendular é uma atividade parecida ao bungee jumping, mas, ao contrário desta, onde a queda é completamente livre e os elásticos fazem a totalidade do trabalho, o aventureiro pode interferir no desenvolvimento e criatividade do salto.

Depois do lançamento vertical para o vazio, as cordas ficam tensas e inicia-se o movimento pendular, ficando a baloiçar de uma direção para a outra.

O salto é efetuado para a dianteira e de cabeça, como se de um mergulho para uma piscina se tratasse.

Esta atividade é um verdadeiro teste à coragem.

2. Arvorismo

O arborismo é uma prática desportiva recente. Consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copas das árvores.

Os percursos são feitos de forma estratégica e conforme o nível de dificuldade pretendido pelo aventureiro.

Com a segurança de cabos de aço e cordas, o objetivo é superar os obstáculos (naturais ou não).

3. Rapel

Rappel é uma palavra francesa que significa “chamar” ou “recuperar” e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas.

É uma atividade vertical praticada com o uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres, bem como outras edificações.

Criada a partir das técnicas do alpinismo, requer preocupação com a segurança do praticante que deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas.

Quando os pés têm contacto com a parede, durante a descida, utilizam-se as técnicas de rapel em positivo. Pelo contrário, quando praticado em vãos livres, em que não há contacto dos pés com a parede, a técnica denomina-se rapel em negativo. Para cada técnica é possível fazer saltos, giros e descidas de ponta cabeça.

É praticado essencialmente em grupo e cada integrante tem de se preocupar com o companheiro para evitar qualquer incidente.

4. Paintball

O paintball é um desporto de combate que, na maioria das vezes, é praticado em grupo.

Cada jogador utiliza uma “arma” (marcadora) movida a CO2 ou ar comprimido, com a qual dispara bolas de tinta – feitas de um tipo de gelatina que se rompem ao atingir o alvo – contra os adversários. Sai-se de jogo quando se leva um “tiro”.

Podem ser encenados diferentes tipos de disputa: um contra um, grupo contra grupo, contagem de pontos, captura de líder, defesa de território ou captura de bandeira.

5. Escalada

A escalada é um desporto que utiliza as técnicas e movimentos do montanhismo com o auxílio de cordas e equipamentos especiais.

Pode ser praticado tanto individualmente, como em grupo e tem como objetivo encontrar diferentes meios para ultrapassar os obstáculos, seja em montanhas ou numa parede.

Exige força, o máximo de concentração e promete muita adrenalina.

6. Passeio de mota de água

A mota de água, como o nome indica, é uma mota que anda sobre a água.

Um passeio de mota de água junta a velocidade à segurança, já que o impacto contra a água raramente causa lesões.

7. Kitesurf

O kitesurf é um desporto aquático que mistura windsurf, surf e wakeboard. Utiliza um papagaio e uma prancha com suporte para os pés, e o objetivo é “voar” e deslizar sobre a água, sempre puxado pelo kite.

O vento impulsiona o kite, fazendo com que a prancha deslize sobre a água. O desportista tem uma barra de controle, com a qual escolhe a direção e velocidade pretendida.

8. Slide

Esta atividade radical consiste numa descida rápida. O praticante desliza por um cabo de aço esticado com algum declive, utilizando como suporte algum equipamento de escalada.

9. Ponte Suspensa

Imagina-se a andar sobre um cabo, contornar uma rocha ou ultrapassar túneis, tudo a metros e metros de altura? Passe da imaginação à realidade e aventure-se numa ponte suspensa.

10. Canyoning 

O canyoning ou canionismo consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.

Caracteriza-se, principalmente, pela liberdade e harmonia que o contacto permanente com a Natureza transmite. Como Portugal é repleto de rios, esta atividade tem crescido imenso no nosso país.

Não tem de se preocupar com a segurança, o canyoning utiliza equipamentos de alta tecnologia e desempenho.

11. Saltar de um avião

O salto tandem, uma das experiências radicais mais procuradas, é uma variação do paraquedismo tradicional. Saltam duas pessoas: um instrutor com a experiência necessária e o aventureiro.

Durante o voo em queda livre, a velocidade atingida é de mais de 220 quilómetros por hora, e é aí que o instrutor lança um redutor de velocidade para maior segurança.