Bicicleta elétrica: principais vantagens e incentivos do Estado
Já pensou em comprar uma bicicleta elétrica e torná-la o seu principal meio de transporte? Já são muitas as pessoas que abdicaram do automóvel para ir de bicicleta para o trabalho.
A bicicleta elétrica ou ebike é um modelo que utiliza um motor elétrico integrado numa das rodas e uma bateria de lítio. Estes dois elementos fazem com que não precise de fazer qualquer tipo de esforço físico, em ambiente rural ou citadino.
Subidas íngremes deixam assim de ser um problema com estas bicicletas. A bateria elétrica aciona um motor que faz o esforço da subida por si e pode viajar sem ter de dar aos pedais, embora o possa fazer, doseando o esforço como preferir.
Há bicicletas elétricas que atingem apenas os 30 quilómetros por hora, mas as mais potentes conseguem alcançar cerca de 45 quilómetros por hora.
Principais vantagens
- Prática – Evita a perda de tempo associada ao trânsito;
- Ecológica – É menos poluente do que um carro ou uma mota;
- Económica – Evita gastos com combustível, seguro e impostos;
- Incentiva o exercício físico.
Apoios do Estado português
O Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões é um compromisso do Fundo Ambiental desde 2017 que pretende dar continuidade à implementação de medidas de aceleração da apropriação de energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis, como a tração 100% elétrica.
Em 2021, o apoio do Fundo Ambiental para a compra de bicicletas, motos ou ciclomotores sem emissões, conta com 650 mil euros. As ajudas serão de até 350 euros por unidade, com a comparticipação de até metade do preço, quer sejam particulares ou empresas.
Porém, os particulares só podem apresentar uma candidatura, enquanto que as empresas podem pedir até quatro ajudas.
Já as bicicletas de carga, elétricas ou funcionais passaram a ter este ano uma categoria própria, com 300 mil euros de orçamento. O Estado vai comparticipar metade do preço, até 1.000 euros, para as unidades elétricas.
Lista de espera
Saiba ainda que as inscrições para usufruir deste incentivo encerram a 30 de novembro. Apesar de as candidaturas terem aberto no mês de março, os apoios vão incidir também sobre os veículos comprados a partir de 1 de janeiro deste ano.
Na data do término, se houver categorias em que as candidaturas não esgotaram a verba disponível, o valor será redistribuído pelas restantes tipologias em que haja ordem de espera.
Nessa redistribuição, a prioridade serão os veículos ligeiros de mercadorias, a seguir as bicicletas de carga, depois as bicicletas, ciclomotores e motociclos elétricos, seguidas das bicicletas convencionais e, por fim, os veículos ligeiros de passageiros.
Código da Estrada
Se comprar uma ebike e o seu motor não exceder os 25 quilómetros por hora não precisa de obter a licença de condução. O mesmo se aplica à licença de seguro.
Bicicletas a pensar em si
É de conhecimento geral que as mulheres possuem estruturas anatómicas diferentes das dos homens e, por esse motivo, existem bicicletas que são criadas a pensar nas mulheres.
Uma bicicleta desenhada para o corpo feminino reduz a probabilidade de acidentes e até mesmo lesões devido a uma postura inadequada. Para além disso, são desenvolvidas tendo em conta todas as variáveis que podem interferir no desempenho e conforto durante a sua utilização.
Veja a nossa seleção e escolha já a sua.