Brincadeiras para fazer com os miúdos (e queimar calorias!)
Se está de férias com a família, longe do ginásio, saiba que há brincadeiras que pode fazer com os miúdos que são autênticos treinos. Selecionámos oito atividades que a vão divertir e, em simultâneo, deixá-la em forma.
Nas férias está longe do ginásio, mas está perto das brincadeiras com os miúdos. É a altura perfeita para aproveitar para passar mais tempo de qualidade juntos. As crianças têm muita energia e, nas férias, com tanto tempo livre, é fundamental que a gastem – para o bem deles e o seu. A Saber Viver sugere que nestes momentos se junte a eles. Brinque, corra, participe em jogos. Os seus filhos vão adorar… e o seu corpo também.
Não conhece brincadeiras giras? Não se preocupe: Tiago Silva, personal trainer, ex-atleta de corrida e fundador do grupo de corrida para todas as idades No Limit Runners, deixa oito sugestões de brincadeiras fisicamente estimulantes que pode fazer com os miúdos, quer esteja na praia ou no campo.
Brincadeiras… para fitness!
Jogue à apanhada
Um clássico da infância e uma das brincadeiras mais cansativas. Jogar à apanhada consiste em correr com dois objetivos: apanhar os adversários ou fugir de quem está a apanhar. A corrida é uma atividade maioritariamente de componente cardiovascular, ou seja, vai estar a queimar muitas calorias. O seu corpo agradece. E o seu filho também!
Salte à corda
Uma atividade que tanto é feita por crianças, no recreio da escola, como por adultos, no ginásio. Tal como a corrida, promove um grande gasto de calorias, por ser uma atividade que trabalha, maioritariamente, a componente de resistência. Quando estiver a saltar à corda com o seu filho, lance desafios: saltem devagar, saltem mais rápido e pergunte-lhe se ele conhece jogos – temos a certeza que sim!
Brinque às escondidas
Um dos jogos mais populares e divertidos entre os miúdos. Nas escondidas, há sempre alguém que fica de olhos fechados a contar até determinado número, enquanto o resto das pessoas se escondem. O objetivo é depois, para um elemento, encontrar e, para os outros, não ser encontrado.
Quem está escondido deverá manter-se assim e, quando tiver oportunidade, correr o mais rapidamente possível até ao ponto estabelecido pelo grupo, onde cada um se pode salvar. No fundo, vai estar a fazer sprints, corridas curtas e explosivas, ótimas para os músculos, para aumentar a resistência e para acelerar o metabolismo.
Jogue futebol humano
Se lhe falta destreza nos pés e não gosta de futebol, então deixamos-lhe uma sugestão ainda mais divertida e fisicamente estimulante: o futebol humano. Quais é que são as regras? É simples: são as mesmas do que no futebol, mas em vez de marcar golos com uma bola, vai tentar marcar golos com… o seu próprio corpo.
Formem duas equipas e, para cada uma, selecionem um guarda-redes. Em conjunto definam o espaço da baliza. Depois, é só tentar entrar no espaço da equipa adversária. Quem marcar mais golos ganha.
Jogue voleibol ou futevolei
Se houver alguma rede na praia que frequenta, arranje uma bola de voleibol e jogue. Pode optar pelo jogo tradicional ou por pelo futevolei onde, além de poder dar os toques com as mãos, pode utilizar os pés para fazer a bola passar para o outro lado da rede e marcar pontos – vai estar a trabalhar tanto os membros superiores como inferiores do corpo. E esta sugestão remete-nos para a seguinte!
Compre uma bola paras as férias
De voleibol, de futebol, de futebol americano e, se houver um cesto por perto, de basquetebol. São materiais desportivos que, apesar de pertencerem a jogos de equipas, podem servir para jogar apenas a dois. Atire a bola de um lado para o outro, compita para ver quem consegue marcar mais golos ou dar toques.
Lance desafios e suba montes na praia
Andar na areia é bem mais cansativo do que andar no chão. Obrigue-se a sair da toalha e a aproveitar esta característica em benefício da sua forma física. Quanto estiver na praia, junto de montes (seguros, atenção), lance desafios do género: “quem subir aquele monte primeiro ganha”. A ideia não é deixar o seu filho vencer. Esforce-se da mesma forma que ele.
Leve-os às cavalitas (e aproveite para fazer exercícios funcionais)
Quando ainda são muito pequenos para entenderem as regras dos jogos, aproveite o peso dos miúdos para trabalhar o corpo. Transporte-os às cavalitas (e aproveite para fazer uns agachamentos), eleve-os no ar (e trabalhe a parte dos membros superiores) ou caminhe com água pela altura dos joelhos, carregando-os. Todos ficam a ganhar: você vai estar a trabalhar o seu corpo e o seu filho vai divertir-se muito.
Costuma brincar com o seu filho? O que é que achou das nossas sugestões?