Costuma ter cãibras? Saiba o que fazer para aliviar a dor
Insuportável é a palavra certa para descrever estas contrações involuntárias e dolorosas do tecido muscular. As cãibras surgem sem avisar e não escolhem hora nem dia. Saiba o que fazer quando as tiver.
Dor intensa e inexplicável, sensação de músculo preso e, por vezes formigueiro. Se costuma sentir cãibras com frequência sabe do que falamos. Quando passamos algum tempo na mesma posição é normal que o tecido muscular fique dorido e acabe por se contrair involuntariamente. A esta contração chamamos de cãibras.
Ocorrem maioritariamente nas pernas, coxas e gémeos, mas também se podem sentir nas planta dos pés, pescoço ou nádegas, e surgem, normalmente, quando estamos sentadas muitas horas, seja no trabalho, no carro (sabe quando tem necessidade de parar para esticar as pernas?) ou até mesmo a dormir.
Porque temos cãibras?
Quando as cãibras ocorrem, os músculos não conseguem relaxar corretamente e há vários fatores que podem causar esta dor muscular, sendo o desporto e estra muito tempo na mesma posição os principais. Para além disso, há outras razões possíveis:
- má circulação nas pernas;
- esforço muscular acentuado;
- não fazer aquecimento antes e alongamentos após o exercício físico;
- falta de magnésio, potássio ou sódio;
- fadiga muscular;
- desidratação;
- idade mais avançada.
Como aliviar a dor das cãibras
Quando temos cãibras, é bom sabermos alguns truques para acabar com o desconforto. Assim, reunimos alguns alongamentos que a vão ajudar a aliviar rapidamente a dor.
Não se esqueça de controlar a respiração e fazer pequenas massagens em círculo na zona dorida.
• Em pé, leve um dos pés até à nádega, dobrando o joelho devagar. Agarre no peito do pé e mantenha-se nessa posição durante 30 segundos. Se precisar apoie-se numa cadeira;
• Sente-se no chão com as pernas esticadas. Dobre o corpo para a frente e tente tocar com os dedos das mãos nos dos pés. Fique nessa posição entre 15 a 30 segundos;
• Deite-se na cama de barriga para cima. Coloque as mãos por detrás da cabeça e eleve as pernas até os pés estarem virados para o teto. Permaneça nessa posição 30 segundos;
• Mantenha-se em pé com as pernas separadas. Coloque a perna com a cãibra à frente da outra e deixe que o peso do corpo fique todo nessa perna. Dobre ligeiramente o joelho durante 20 segundos;
• Deite-se de barriga para cima e eleve a perna dorida. Pegue numa faixa (ou lençol pequeno) e passe por cima da planta do pé levantado – deve estar a segurar a faixa com as duas mãos. Empurre o calcanhar para cima fazendo força para baixo com a faixa.