Como tornar a corrida num hábito
Além dos benefícios físicos da corrida, este desporto é também bastante prazeroso e dá-nos uma sensação incrível de bem-estar. Ao início até pode cansar-se rápido e querer desistir, mas isso não tem de ser, de todo, opção.
“Não sou viciada em correr. Consigo parar assim que terminar só mais esta corrida!” A frase tem tanto de engraçada como de verdadeira.
Vamos por partes. Quando decide começar a correr com regularidade pode não gostar de o fazer logo nos primeiros tempos. O mau tempo, o piso, as dores musculares, a respiração desconcertante – todas estas coisas podem ser motivos para querer desistir. É aceitável. Acontece que depois das primeiras vezes, a corrida torna-se numa espécie de sonho encantado: apetece-nos vivê-lo a toda a hora.
Desde os benefícios físicos, à sensação de liberdade, prazer e bem-estar, a corrida é… viciante e saudável! Para que também lhe apeteça correr a toda a hora siga as dicas a seguir.
Defina um objetivo
Não comece a correr só porque é saudável, pois esse motivo é amplo de mais. Sente-se e pense qual é realmente a razão pela qual quer começar: perder peso; deixar de fumar; ficar mais tonificada. Que o exercício físico nos dá mais saúde isso já todas sabemos de antemão. Ao começar a praticá-lo com o objetivo de alcançar uma meta vai dar-lhe muito mais ânimo e vontade.
Demore o tempo que for preciso a encontrar o calçado certo
É muito importante que aposte nuns ténis específicos para correr, com as características certas. Deste modo, fará o exercício confortável e estável, além de prevenir lesões que podem ficar para a vida. Veja aqui o tipo de calçado que deve usar.
Crie um grupo de “novatos na corrida”
No início é importante que corra com pessoas que também começaram há pouco tempo. Assim, vão conseguir partilhar experiências e servir de motivação uns os outros. Não dizemos para excluir aqueles amigos que já fizeram da corrida um hábito, nada disso. Não tente é acompanhá-los, pois já estão num nível mais avançado.
Defina metas semanais
Não queira tudo de uma vez, até porque não vai conseguir, vai sentir mais dores, cansaço e pode ser prejudicial para a saúde. Em vez disso crie metas à semana e vá acompanhando o seu progresso. Use a ajuda das apps para smartphone – são uma boa ajuda.
Treine com qualidade
Não feche a porta de casa e comece a correr logo na sua rua sem rumo. Defina um percurso com piso estável, sem trânsito e com poucos obstáculos. Aproveite as zonas pedonais junto ao mar, por exemplo. Há muitas pessoas a fazê-lo ao final do dia.
Respeite os limites do seu corpo
Esta dica vai ao encontro de outras em cima. Se começar a sentir-se cansada e fadigada preste atenção. É muito importante que tenha acompanhamento médico e esteja alerta a certos sinais. Não obrigue o seu corpo a fazer esforços extra que podem trazer-lhe complicações.