Podemos dizer que, desde os últimos 5 anos, se viu um aumento exponencial no número de praticantes de corrida e até inscritos nas provas nacionais.
Nesses muitos novos praticantes podemos verificar que uma grande percentagem são mulheres, que iniciam esta prática não só pela questão estética ou saúde, mas também porque são muito mais competitivas que os homens.
As mulheres encararam estes desafios feitos pelos seus amigos do sexo masculino com muita seriedade, e eu verifico isso no meu grupo de corrida, onde muitas das mulheres que começaram a correr nos últimos anos procuram grupos de corrida para se motivarem e terem acompanhamento. Alguma até já pensam em fazer maratonas.
A importância de um acompanhamento especializado
Mais uma vez, neste tema, as mulheres são muito mais preocupadas em ter apoio especializado para prevenir lesões e para aprenderem a correr melhor, com uma técnica mais eficiente. Por sua vez, os homens pensam que a corrida é algo muito simples e conseguem fazê-lo sozinhos.
Saúde física e estética
Tenho que deixar aqui algumas notas: correr em demasia dá flacidez muscular, derrete gordura, reduz a retenção de líquidos, mas também cria perda de músculo. Por isso, tem que se complementar um pouco com algum trabalho de força localizado, usando halteres, kettlebell ou até bandas elásticas com alguma resistência.
Benefícios para a saúde
• Uma maior capacidade cardiovascular e também respiratória;
• Aumenta a queima da gordura visceral como a subcutânea;
• Melhora a redução de retenção de líquidos e uma melhor sudação – para isso, é fundamental a ingestão da quantidade recomendada de água diária.
Dicas importantes para uma iniciante de corrida
Reuni alguns aspetos mais técnicos relacionados com a corrida que têm relevância para a prevenção de lesões:
1. Primeiro de tudo, fazer o teste da sua passada com um bom especialista em podopostural, que a vai informar se não tem desnível de uma perna para outra, ou se tem um arco igual em ambos os pés. Se encontrar alguma assimetria pode recomendar palmilha ou cunhas para ajudar nessa correção.
2. É importante comprar os ténis mais eficientes para o tipo de sua passada, tendo em conta também seu peso corporal e a maneira como pousa o pé no chão enquanto corre: calcanhar ou primeiro terço? Tudo isto pode parecer muito complicado mas é fundamental para prevenir futuras lesões de joelhos e coluna.
Tiago Miguel Silva tirou o curso de Instrutor de Fitness em 2001 e é técnico de exercício físico desde 2010. Atleta de alta competição de 2001 a 2010, na modalidade de Atletismo, foi campeão nacional de atletismo na estafeta 4×100 metros, em 2006. Criador do grupo performance de corrida “No Limit Runners“, é personal trainer outdoor desde 2010.