Correr sozinha: como não desistir e estar em segurança
Só tem tempo de fazer exercício físico à noite, mas muitas vezes não o faz porque não se sente segura? Não precisa de ficar em casa. Siga estas dicas para correr sozinha.
Correr é o prazer de estar ao ar livre e sentir o toque do sol na pele. É o deleite de sentir a nossa temperatura corporal subir apesar da brisa fria de inverno que nos bate na cara. É sentir o sangue a correr pelo nosso corpo todo (…), é uma honra, um privilégio e uma dádiva.” É desta forma que Alexandra Heminsley descreve o que a corrida é para si em Correr (Não) É Para Meninas. Concorda, mas não o faz mais vezes porque tem medo de correr sozinha?
É normal, mas não se deixe vencer por esse receio. Como em tudo na vida tem de ter cautela. Há caminhos a evitar, precauções a tomar e sinais a ter em conta. Conheça as dicas para correr sozinha.
Dicas para correr sozinha
1. Conte sempre a alguém o seu trajeto
“Antes de ir correr conte ao seu parceiro ou a uma amiga por onde vai e quanto tempo vai estar fora para que fiquem à sua espera. Eu costumo mudar bastante de rota e nunca avanço por território desconhecido, se não vou acompanhada.” Este é um dos conselhos de Cristina Mitre, no livro Mulheres Que Correm. É muito importante que alguém saiba por onde vai andar para estar alerta se algo de estranho se passar.
2. Se corre à noite use peças ou uma bracelete refletora
Há coletes com luzes de segurança, tipo LED, ou braceletes menos vistosas. Não pense apenas no lado estético (sim, estas peças não são a coisa mais bonita do Mundo). Pense que assim não passa despercebida – os condutores vão vê-la com facilidade.
3. Cuidado com a redes sociais
Partilha no Facebook e Instagram as suas experiências na corrida? Troca impressões com outros runners? Achamos lindamente, mas tenha atenção. Não precisa de localizar geograficamente o sítio onde está. Esta dica pode ser um pouco paranóica, mas mais vale ter atenção.
4. Não seja demasiado previsível
Não opte sempre pelo mesmo caminho, cuidado com os atalhos, os sítios escuros e os lugares desertos. Procure correr por caminhos onde há mais gente a fazer exercício físico e altere a sua rota com regularidade.
5. Não dê conversa a qualquer pessoa
Tenha sempre em atenção pois, infelizmente, há quem tenha segundas intenções. Não se deixe levar pela conversa e dê informações privadas sobre a sua vida. Todo o cuidado é pouco!
6. Leve sempre consigo a sua identificação e o telemóvel
Hoje em dia já há muitos cintos de corrida à venda e até roupa com bolsos específicos para guardar os seus pertences. Ter sempre consigo a identificação e o telemóvel é meio caminho para poder pedir ajuda se precisar.
Sabia que há um acessório que protege as mulheres que correm sozinhas?
Chama-se Go Guarden e é um objeto criado por Jodi, uma mulher norte-americana adepta de corridas. O anel, que custa aproximadamente €15, tem uma ponta em plástico resistente, cujo objetivo é “espetar” na mão de quem nos quiser fazer mal.
Gostou destas dicas para correr sozinha? Conte-nos a sua experiência. Saiba também como tornar a corrida num hábito.