Sente-se ansiosa? Esqueça os calmantes e vá para o ginásio

Já todos conhecemos aquela agradável sensação de bem-estar que surge depois do treino.  Mesmo quando não sentimos energia para ir ao ginásio, saímos de lá sempre bem-dispostas! O exercício físico e stresse estão relacionados?

Por Mai. 28. 2018

Todas nós temos aqueles ‘dias não’, ou porque alteramos a rotina, ou porque dormimos mal, ou porque estamos a passar uma fase de maior stresse no trabalho. Fazer desporto pode ser a solução. São vários os estudos que demonstram as vantagens do exercício físico para influenciar positivamente o nosso humor.

“De facto, encontra-se validada a informação de que a promoção de produção de serotonina, dopamina e noradrenalina – resultante da prática regular de exercício físico – eleva não só os níveis de bem-estar (regulando o humor e potenciando a motivação para a tarefa), como a própria função cognitiva (atenção, concentração, foco, criatividade, entre outras)”, explica Ana Ramires, especialista em Psicologia da Performance.

O facto de treinar diminui os níveis de stresse e favorece uma alteração da rotina e dos pensamentos, proporcionando um estado emocional positivo

Exercício físico e stresse estão relacionados?

A explicação é simples: praticar exercício físico influencia sempre as emoções. “Claro que existem alterações fisiológicas que favorecem estas sensações, mas, em paralelo, o facto de treinar diminui os níveis de stresse e favorece uma alteração da rotina e dos pensamentos, proporcionando um estado emocional positivo”, continua Ana Ramires.

Não existem atividades específicas diretamente associadas aos níveis de stresse. Existem, sim, exercícios que se adequam mais ou menos a cada pessoa, em função das suas características de personalidade.

A relação entre o exercício e o nosso cérebro

O exercício stressa fisiologicamente o nosso cérebro de uma maneira positiva. Uma das vantagens é o efeito no estado anímico das pessoas. Através de diversos mecanismos, como o aumento da produção de endorfinas, serotonina e dopamina, o exercício físico faz com que nos sintamos melhor.

Um dos seus grandes benefícios do desporto é o efeito energizante. Realizar exercício físico com uma intensidade moderada aumenta bastante os níveis de energia para enfrentar os desafios do quotidiano.

A psicóloga deixa-lhe alguns conselhos.

Se está em alguma destas situações, deve fazer exercício físico:

Pessoas que estejam em contexto de stresse, ansiedade, hiperatividade, depressão, oncologia, recuperação cardíaca, entre tantas outras;

• Quem tem como objetivo a melhoria da autoestima, equilíbrio do peso e manutenção de um estilo de vida saudável;

• Mulheres que procuram elevar a sua performance e níveis de bem-estar (caso de quadros médios-altos de empresas, médicos, empresários e outros com elevado nível de stresse e exigência de resultados).


Sabia que havia esta relação entre exercício físico e stresse? Veja ainda qual o treino ideal para quem tem 20, 30 ou 40 anos.