Sabia que o exercício físico torna a pele mais saudável? E que ajuda a envelhecer lentamente? As conclusões foram feitas por especialistas na área e divulgadas pela revista Time.
Conheça-as em baixo.
7 benefícios que o exercício físico traz à sua saúde
1. Faz bem ao cérebro
Menos probabilidade de desenvolver depressão, ter uma melhor memória e aprender de forma mais rápida, são algumas das vantagens que o exercício traz ao seu cérebro, para além de ser a melhor forma de prevenir ou adiar a doença de Alzheimer.
2. Traz a felicidade
O exercício físico, seja ele qual for, faz com que as pessoas se sintam bem porque estimula a produção de serotonina, dopamina e endorfinas. Todas elas são fundamentais para a diminuição de episódios de dor, aliviar estados de stresse e melhorar o humor.
3. Ajuda a envelhecer lentamente
Fazer exercício físico faz-nos viver mais cinco anos e diminui o envelhecimento celular, pois aumenta as moléculas que protegem os telómeros, os quais defendem os cromossomas da degradação.
4. Torna a pele saudável
O exercício aeróbico acelera o fluxo sanguíneo para a pele, fornecendo oxigénio e nutrientes que melhoram a saúde da pele e ajuda até a curar feridas.
5. Quanto mais rápido, mais eficaz
Não é preciso praticar exercício durante muito tempo para obter os seus benefícios.
Num estudo da McMaster University, no Canadá, ficou demonstrado que praticar exercício físico de alta intensidade durante apenas dez minutos tem as mesmas vantagens de o fazer durante 50 minutos a uma intensidade menor.
Os benefícios para a função cardiovascular e para o controlo da glicemia no sangue são os mesmos, devido à intensidade com que são feitos.
6. Ajuda a recuperar de doenças
Durante décadas, pessoas com determinadas doenças (como a diabetes ou doenças coronárias) foram aconselhadas a não fazer exercício físico. Hoje, todas as pessoas (doentes ou não) são aconselhadas a fazê-lo, nem que seja apenas caminhar.
7. As células gordas diminuem
Depois de um treino aeróbico, o corpo queima mais gordura e, para isso, requer uma grande quantidade de oxigénio para convertê-la em energia, beneficiando, assim, o sistema cardiovascular.