Personal trainer recomenda estes 3 exercícios para combater a celulite
A celulite continua a ser um dos maiores problemas das mulheres, responsável por problemas de autoestima e insegurança. Deixamos-lhe três exercícios para ajudar a combatê-la.
Apesar do movimento body positivity espalhar uma mensagem de aceitação em relação ao corpo, o body shaming ainda é uma realidade e faz com que problemas como a celulite, a retenção de líquidos ou a flacidez sejam motivo de vergonha e baixa autoestima nas mulheres. Porém, para reduzir ou combater a celulite é preciso compreender o que a causa e como se manifesta na pele.
A celulite é uma deformação na arquitetura do tecido subcutâneo, com origem na hipoderme, a camada mais profunda da pele. Resulta sobretudo de alterações estruturais, bioquímicas, morfológicas e inflamatórias que levam ao armazenamento de gorduras, água e açúcares nos tecidos.
Segundo Cláudia Araújo, farmacêutica e product manager Elancyl, “a celulite pode ser causada por vários fatores, sendo os hormonais e genéticos os mais preponderantes. Esta manifesta-se quando existe um aumento do armazenamento de gorduras, levando ao aumento do volume dos adipócitos, o que por sua vez comprime os vasos sanguíneos potenciando a permeabilidade vascular, ou seja, a água, os açúcares e as toxinas em circulação abandonam os vasos e ocupam os tecidos circundantes, acabando por formar um edema ou originar retenção de líquidos. Por fim, os açúcares fixam-se às fibras de colagénio, conduzindo a rigidificação das mesmas, colmatando numa projeção desses lóbulos adiposos de volume aumentado, com deformação da superfície cutânea”, refere a especialista.
No fundo, essa deformação é a parte visível da celulite, aquilo que muitas vezes chamamos ‘casca de laranja’.
Respirar, preparar, treinar!
Para a ajudar a combater a celulite, a personal trainer Ana Cláudia Matias preparou três exercícios que pode fazer no conforto de sua casa, sem precisar de material.
Agachamento sumo
Criado para tonificar pernas e glúteos, este exercício promove o aumento muscular nessa zona, combatendo a celulite.
Posição inicial: coloque os pés afastados e virados para fora em relação à linha da anca.
Movimento: inicie a flexão dos joelhos até um ângulo de 90 graus, mantendo os joelhos alinhados com os pés. Na fase da subida, estique os joelhos até ao movimento inicial, mantendo as costas direitas em todo o movimento.
Ponte de glúteos com extensão da perna
Desenvolvido para tonificar os glúteos, as pernas e os abdominais.
Posição inicial: deite-se de barriga para cima, com os braços ao lado do tronco, os joelhos fletidos e os pés no chão com coxas paralelas ao chão.
Movimento: inicie a subida da anca, ativando os glúteos e os abdominais. Mantenha a anca em cima e, de seguida, estique alternadamente as pernas, mantendo sempre os joelhos alinhados.
Mountain climbers
Ideais para tonificar, principalmente os abdominais, funcionam também como exercício cardiovascular quando aumenta o ritmo do exercício.
Posição inicial: prancha alta, com os pulsos alinhados com os ombros, abdominal e glúteo contraídos, para que o corpo fique em linha reta da cabeça aos pés.
Movimento: traga o joelho em direção ao cotovelo contrário de forma alternada, mantendo o alinhamento do corpo sempre que volta à posição inicial.