Chamemos-lhe frustração. Apetece gritar, dar um murro no espelho e não olhar mais para a balança. Balança essa que nos dá os números que não queremos ver. O esforço e a dedicação estão lá, todos os dias, nas idas ao ginásio e nas corridas ao final do dia. A motivação também. O pior é mesmo os tais números da balança, que insistem em ser os mesmos e não mostram que estamos a perder o peso que temos a mais (e só esse. Não se se esqueça que o seu corpo deve exibir saúde, vida e energia como dissemos aqui).
Ponto um: este é problema comum. Ponto dois: na maioria dos casos, de fácil correção. O fundamental é instalar bons hábitos no seu dia a dia e deixar para trás os maus, que inevitavelmente diminuem a sua motivação e alegria. Para a ajudar a desmitificar o porquê de não estar a emagrecer realçamos a seguir sete razões que podem estar a afastá-la dos números que ambiciona conseguir.
7 razões que a podem estar a impedir de emagrecer
1. Está a valorizar demais as calorias
Esforçou-se muito durante o treino, acha que queimou calorias a mais e quer recompensar. Ao jantar come uma pizza de pepperoni inteira e duas fatias de bolo de chocolate. Errado. Por mais que ache que o seu corpo precisa de uma grande recompensa isso não é verdade. Visto que está bem hidratada pode preparar uma refeição bem mais saudável. Será suficiente.
2. Dorme pouco
O cérebro de uma pessoa que dormiu pouco responde de forma mais intensa a alimentos mais gordurosos. Esta é uma conclusão suportada pelo estudo The impact of sleep deprivation on food desire in the human brain realizado numa universidade da Califórnia, que diz também que este impacto acontece mesmo quando as pessoas se alimentam bem. O melhor é tentar dormir sempre oito horas – vai fazer com acorde menos a pensar em bolas de Berlim.
3. Não diz que não às bebidas açucaradas
O açúcar é como se fosse um doce veneno. Ao deixar de consumir bebidas açucaradas vai notar uma diferença enorme. Lembre-se que o açúcar não só engorda como provoca o envelhecimento prematuro.
4. Passa mais tempo a conviver com as amigas do que a treinar
É fácil de acontecer. Tem estado pouco com as suas amigas e aproveita as horas em que treina para estar com elas. Resultado: passam muito tempo a conversar e quando se apercebem já está na hora de ir para casa tratar dos miúdos. A solução não passa por treinar sozinha. Olhe para o facto de ter companhia como uma mais valia para estar motivada. Aliás, aproveitem para puxarem umas pelas outras – vão concluir o treino com mais sucesso.
5. Tem sempre a mesma rotina de treinos
Está a criar músculos preguiçosos. Ao fazer os mesmos exercícios todos os dias, os seus músculos vão acomodar-se e não vão mudar. O melhor é diversificar as suas rotinas de treino (corra nuns dias e faça aulas noutros, por exemplo). Vai perceber que os músculos vão responder melhor às atividades físicas e, consequentemente, aos seus objetivos.
6. Não toma o pequeno-almoço
Desde a infância que a frase não muda: o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. E é mesmo. Ao dispensá-la vai fazer com que a meio da manhã o alarme comece a tocar sem parar e à hora do almoço não resista a nada – simplesmente porque lhe vai apetecer comer tudo. Faça um esforço e reserve pelo menos cinco minutos antes de sair de casa para se sentar a tomar esta refeição.
7. Come em frente à televisão
Quantas vezes já tentou falar com alguém que está a ver televisão e não obteve resposta? Quantas vezes alguém já a alertou por estar mais concentrada na televisão do que na conversa que está a ter consigo? Um filme interessante é motivo suficiente para nos distrairmos com facilidade, por isso o melhor é não comer enquanto o vê. Não vai estar concentrada no que está a comer e vai ser difícil parar.
Identifica-se com estas razões? Veja ainda este plano de treino para emagrecer.