Isabel Silva revela todos os seus segredos de fitness
A apresentadora da TVI é um sucesso nas redes sociais, canais por onde partilha o seu estilo de vida saudável e o seu amor pela corrida. Foi enquanto corríamos (literalmente), que Isabel Silva revelou à Saber Viver os seus truques para ficar fit.
Aparece sempre bem disposta. Umas vezes aos saltos, outras a pousar com roupa fitness, outras ainda com os colegas que correm com ela. Os sumos verdes, as saladas e as panquecas de aveia também marcam presença. Quer seja no seu Instagram ou Facebook, Isabel Silva faz questão de motivar todas as pessoas que a seguem ao partilhar o seu estilo de vida saudável. Para ficarmos a conhecê-la melhor, enchemos a Isabel de perguntas.
Faça chuva ou faça sol, Isabel Silva dificilmente passa um dia sem correr. No seu frigorífico só entram alimentos do bem, aqueles que lhe dão força para ter tanta energia. Tem 301 mil seguidores no Instagram e mais de 144 mil gostos no Facebook, canais por onde partilha, diariamente, fotografias e vídeos que refletem o seu modo de estar na vida.
Se abríssemos agora o seu frigorífico o que encontrávamos?
Há frutas e legumes da época, ovos biológicos, sopa, bebida de arroz, sumos de frutas e legumes, e água de coco.
O que leva o seu sumo detox preferido?
Não gosto de lhe chamar detox. São sumos do bem que acrescentam mais energia ao meu dia. O meu preferido? Depende, mas leva sempre um a dois legumes, uma porção de fruta, um superalimento e quase sempre gengibre, limão ou canela.
E um pequeno-almoço perfeito para si, como é?
Tem que ter uma panqueca de banana e aveia com um fio de mel, sumo de erva trigo, água de coco, ananás e hortelã e café para despertar.
Regras na alimentação. Tem?
Sim. Comer de três em três horas e beber um litro e meio de água por dia.
As barritas energéticas têm sempre lugar na sua mala?
Ando sempre com barras veganas sem glúten, fruta e bolachas de arroz.
Mas de certeza que há um prato português que a faz cair em tentação…
Não resisto a uma francesinha.
Qual é o estilo de música que ouve enquanto pratica exercício?
Gosto de escutar os sons do que me rodeia. Treino melhor e com mais foco.
E qual é a música que a faz correr mais depressa?
Em aulas de grit ou RPM gosto de música com muito power e cheias de energia.
Que peso tem o desporto na sua vida?
É a base do meu equilíbrio! A libertação das endorfinas é fulcral para mim. Energia gera energia. Quando treino sinto-me renovada, fresca e bem-disposta, logo, estou de bem comigo e com os outros. Trabalho melhor, como melhor e descanso melhor.
Tem algum desporto preferido?
Gosto de fazer desportos que me permitam sair da zona de conforto e de alta intensidade. Hoje em dia amo correr. É o meu número um.
Corre melhor sozinha ou acompanhada?
Gosto e tento correr sempre com companhia, acima de tudo com pessoas com o mesmo foco que eu. Por exemplo, agora que estou a preparar-me para a Maratona de Roma, corro com dois colegas que também vão fazer essa mesma prova. A motivação é logo outra.
Como é que consegue acabar um treino sempre a sorrir?
Basta amar o que faço. Adoro correr!
E na hora de descansar, quantas horas acha que é importante dormir por dia?
Pelo menos sete horas. Para mim, é como funciono melhor.
Alguma vez o conforto da cama venceu uma manhã de treino?
Nunca! É um amor muito puro e genuíno para deixar que a cama o vença. A não ser que não tenha dado o devido descanso ao corpo. Se sentir que preciso de descansar, então descanso!
Prefere treinos indoor ou outdoor?
Fora. Mesmo quando chove.
Se só pudesse fazer desporto 15 minutos por dia quais eram os exercícios que fazia?
Saltava à corda.
Agora falemos de abdominais… Quantos aconselha por dia?
Não vejo as coisas dessa forma! Depende do objetivo de cada um. Se o objetivo for perder barriga não é com abdominais que se consegue. É necessário perder massa gorda e só depois surgem os abdominais para tonificar. Eu faço muito exercício de core, por exemplo. Uma vez por semana dedico o meu treino a abdominais e treinos de equilíbrio. É um excelente complemento para os corredores! Ter um core forte é fundamental para ter mais potência na corrida.
Lê com atenção o rótulo de todos os produtos?
Claro que sim! Aprendi a ler os rótulos.
O que tem dentro do seu saco do ginásio?
Depende do tipo de treino, mas, regra geral, é água, água de coco, um par de ténis extra, uma T-shirt e camisola extra, meias, uma banana e marmelada.
Quais são os ingredientes obrigatórios na preparação de um jantar saudável para amigos?
É muito subjetivo. No entanto, para mim seria… Nas entradas: tostas recheadas com guacamole e espargos grelhados com um fio de mel, e cenoura aos cubos com húmus. O prato principal: espetadas de salmão com trigo sarraceno temperado com pimenta preta e açafrão, e salada de rúcula, toranja e mel. E na sobremesa: morangos com chocolate preto derretido.
Sente que a Isabel Silva é uma embaixadora da vida saudável?
Sinto-me bem com o meu estilo de vida. Tenho respeito pelo meu corpo e gosto que ele seja saudável.
Quais são os três aspectos mais importantes para se ser saudável?
Fazer exercício físico com regularidade, comer de forma variada e sobretudo moderada e dormir, pelo menos, sete horas por dia.
Que conselhos quer deixar às leitoras que vão começar agora a fazer exercício físico?
Pensem, em primeiro lugar, no tipo de exercício que gostam ou que acham que tem a ver convosco. Assim terão muito mais motivação e, certamente, irão conseguir olhar para o desporto como uma prática diária, indispensável na vossa vida. Descobri, por exemplo, a paixão pela corrida. Há sempre algo que gostamos muito de fazer. Basta parar para pensar e começar a ver o exercício como uma das prioridades na vossa vida. E, garanto, quem pratica exercício físico é mais feliz!
Costuma seguir a apresentadora Isabel Silva nas redes sociais? Vai começar a fazê-lo? Partilhe connosco a sua opinião.