Pull ups: 8 passos para fazê-los na perfeição (e sem se lesionar)
Quando começamos a fazer crossfit ou outro treino no ginásio é impossível não reparar em quem está suspenso pelos braços numa barra. Os pull ups podem parecer difíceis de fazer, mas damos-lhe o passo a passo certo.
Se acha que os pull ups são exercícios para homens temos uma notícia para lhe dar: esses tempos já lá vão.
Não são exercícios fáceis, é um facto. No entanto, os benefícios são muitos: os pull ups trabalham vários músculos – como o trapézio e o latissimus dorsi (grande dorsal) – e fazem com que tenha as costas, ombros e braços fortes e saudáveis.
Antes de pôr as mãos na barra, leia os próximos conselhos para que as lesões sejam evitadas. E não se esqueça que é preciso muita paciência para este tipo de exercícios, que carecem de um técnica específica.
Passo a passo para fazer pull ups
1. Primeiramente, use sempre magnésio para evitar que escorregue. Nas boxes de crossfit, por exemplo, o “giz” está espalhado por várias caixas. Também pode apostar nas estafas, um acessório que protege as mãos e não deixa que haja atrito entre elas e a barra.
2. Bruno Militão, campeão nacional de crossfit, costuma dizer nas suas aulas: “não deixem o ego sobrepor-se!” O que quer isso dizer? É simples: por mais que lhe pareça fácil, use os elásticos presos aos pés e barra sempre que for preciso. Estes vão ajudá-la a dar impulso e fazer os pull ups com maior exatidão;
3. Treine o impulso no chão as vezes que forem necessárias;
4. Segure a barra com as duas mãos separadas a uma distância maior do que a dos ombros;
5. Mantenha o olhar seguro, sempre em frente;
6. Flexione os joelhos e cruze os tornozelos;
7. Dobre os cotovelos e suba até o queixo ultrapassar a barra;
8. Regresse à posição inicial lentamente.