Com certeza que sabe o que é o pilates, a prática que trabalha o corpo enquanto acalma a mente, mas será que já ouviu falar do reformer pilates? Aqui, os princípios clássicos deste exercício encontram um aliado para criar um treino estimulante e divertido – uma máquina que permite “viajar” de trás para a frente.
O Prescription é o primeiro estúdio de reformer pilates dinâmico em Lisboa, que conta com coaches especializados nas diversas áreas do pilates para garantir os melhores treinos adequados a todas as pessoas, com todas as necessidades.
O método Prescription oferece, então, três tipos de aulas diferentes: o First Prescription, indicado para quem não tem experiência a treinar num reformer, o Signature Dynamic Prescription, cujo objetivo é trabalhar os grupos musculares e desenvolver flexibilidade, força e mobilidade e, por fim, o Signature Cardio Prescription, ideal para os amantes de cardio.
Curiosa? A Saber Viver experimentou uma aula de reformer pilates e conversou com a fundadora do Prescription – Pilates Studio, Vanessa Motte, para descobrir tudo sobre esta prática.
Ver esta publicação no Instagram
Tudo o que precisa de saber sobre o reformer pilates
Em que consiste?
No fundo, o reformer pilates tem como base a prática do pilates, contudo, é utilizada uma máquina para otimizar o treino, o reformer. Desta forma, é possível não só treinar o corpo todo, como alongar e relaxar, e sim, suar muito!
Pode ser praticado por pessoas de qualquer idade?
Tal como afirma a fundadora, “o reformer pilates pode ser praticado a partir dos 10 anos”, contudo, no Prescription, deve ser “a partir dos 16 anos”.
Vanessa Motte relembra ainda que “para além da idade, é necessário ter 1,50m de altura, para segurança no carrinho” (parte do reformer que anda de trás para a frente).
Que benefícios tem para a saúde física e mental?
Na verdade, o reformer pilates é uma atividade física divertida, onde é possível trabalhar o corpo de forma diferente do habitual. A melhor parte? Tem inúmeros benefícios, não só físicos como psicológicos, tal como explica Vanessa Motte:
- Aumento da força do core;
- Melhoria da flexibilidade;
- Melhoria da postura e do alinhamento corporal;
- Melhoria da função respiratória;
- Reforço dos músculos profundos;
- Melhora a estabilidade dinâmica;
- Melhoria do bem-estar mental geral (estar ligado à Terra, mentalmente saudável e forte, feliz!).
Conselhos tem para quem quer começar a praticar pilates
Tal como todas as atividades físicas, dominar o pilates demora, é necessário dedicação.
Daí a especialista aconselhar a ir por fases, ou seja, a concentrar-se primeiro “nos princípios básicos do pilates na primeira aula (respiração, postura, alinhamento) e depois disfrutar do fluxo e preparar-se para uma transformação profunda (física e emocional)”.
Este exercício pode ser benéfico para pessoas com lesões físicas?
A resposta é sim. Aliás, e tal como confirma Vanessa Motte, “o pilates foi originalmente concebido para reparar/curar lesões físicas”.
“Os nossos instrutores profissionais perguntam sempre sobre possíveis lesões e adaptam os exercícios, se necessário. Se a lesão for muito específica e limitativa, também oferecemos aulas particulares para uma prescrição à medida“, acrescenta.
A nossa experiência
Apesar de ser um pouco exigente fisicamente, a aula de reformer pilates foi bastante relaxante mas intensa, o que nos levou a desafiar as nossas capacidades pessoais para conseguir completar todos os exercícios. Ao início, pode parecer um pouco estranho e diferente utilizar o reformer, mas rapidamente se ganha prática.
Depois instala-se a concentração, onde tentamos completar os exercícios de forma correta, com a postura ideal e sem esquecer a respiração controlada, claro. É aqui que começamos a sentir os músculos a trabalhar, o corpo a despertar ao mesmo tempo que a mente está focada.
Por fim, depois do treino, tudo relaxa e a sensação de “missão cumprida” invade-nos a mente.
Como surgiu a ideia de criar um estúdio de reformer pilates em Lisboa?
Depois de 15 anos a viver em Paris, Nova Iorque e Londres, a amante de fitness Vanessa Motte decidiu mudar-se para Lisboa. A paixão pelo reformer pilates surgiu no Reino Unido, mas foi em terras lusitanas que surgiu o sonho de abrir o próprio espaço.
O Prescription surgiu, então, porque “gostava de praticar pilates aqui (Lisboa), mas nunca tinha encontrado um método dinâmico e lúdico que respeitasse os fundamentos do pilates e ao mesmo tempo o tornasse mais inspirador e divertido”, termina a fundadora.
O Prescription – Pilates Studio tem aulas tanto em português como em inglês. Pode conhecer mais sobre o estúdio e marcar a sua aula no site ou na página de Instagram.
Quando: S. Bento – 7h30 às 19h45; Saldanha – 7h30 às 18h30.
Onde: S. Bento – Rua S. Bento, 195; Saldanha – Avenida João Crisóstomo, 55.
Preço: a partir de 35€.