A história é sempre a mesma: início do ano traz consigo novas resoluções que juramos a pés juntos cumprir. Beber um litro e meio de água por dia, ir ao ginásio três vezes por semana, deixar de comer tantas vezes fora e dormir (pelo menos) sete horas todas as noites.
Entramos no novo ano cheias de boas intenções, mas, quando damos por nós, é verão e apercebemo-nos que estamos a comentar (outra vez) que o melhor é cancelar a subscrição no ginásio, porque não pomos lá os pés há dois meses. Parece-lhe familiar?
É muito mais fácil fazer uma longa lista de resoluções do que realmente cumpri-las. A motivação perde-se, o foco também e a confiança desvanece-se, o que faz com que o discurso passe rapidamente a “bem, não foi desta, mas do próximo ano não passa”. E todos os anos é igual.
Mas não se preocupe, porque ouvimos as suas preces e reunimos 7 dicas para que este ano as coisas sejam (mesmo) diferentes.
7 conselhos para que manter as suas resoluções de ano novo
1. Diga a todos
Nas redes sociais, no grupo de WhatsApp que tem com as amigas ou em pleno jantar de família: partilhe as suas resoluções de ano novo com várias pessoas.
Desta forma, não só vai sentir a necessidade de cumprir com a sua palavra, como vai ter palavras de incentivo e motivação a chegar de todos os lados.
2. Arranje um parceiro/aliado
Além de ser importante partilhar com outras pessoas os nossos objetivos, pode ser benéfico encontrar alguém que se junte a nós.
Um estudo concluiu que ter um companheiro de exercício com objetivos semelhantes aos nossos pode ser a chave para cumprirmos as nossas resoluções de fitness.
O namorado, a melhor amiga, uma colega de trabalho, a mãe, o pai ou até mesmo o nosso cão (fiel companheiro nas caminhadas) podem ser os aliados perfeitos, que nos motivam nos momentos em que não conseguimos sequer pensar em fazer exercício.
3. Não crie objetivos irreais
Foque-se em estabelecer resoluções específicas e realistas. Se nunca teve o hábito de fazer exercício, não prometa ir ao ginásio seis vezes por semana. Opte por tentar ir apenas duas e fazer uma caminhada ao ar livre noutro dia.
Comece com passos curtos, mas decididos, e vá aumentando a regularidade das sessões à medida que o seu corpo se habitua e adapta à consistência.
Da mesma forma, tente dividir as suas resoluções em objetivos mais pequenos. Pense a curto prazo, em vez de fazer um plano para os 12 meses do ano. Assim que o desafio a que se propor seja superado, comece a idealizar o seguinte.
Um exemplo seria comprometer-se a beber um litro e meio de água todos os dias durante uma semana. No final dos sete dias, avalie o seu progresso, analise o que falhou (ou não) e estabeleça um novo objetivo para a semana seguinte. E assim sucessivamente.
4. Registe o seu progresso
Existem inúmeras aplicações que permitem registar o nosso progresso. A Nike Run Club é perfeita, tanto para novatos, como para experts da corrida (e também funciona para caminhadas).
A Plant Nanny é ideal para quem tem dificuldade em beber água durante o dia e precisa de pequenos lembretes e as apps Habit List e Fabulous são excelentes para aquelas que adoram listas e precisam de alguma ajuda para estabelecer hábitos saudáveis.
5. Não deixe que um dia mau (ou três) que a desmotivem para o resto do ano
Boas notícias: um estudo mostrou que mais de metade das pessoas que são bem-sucedidas no que toca às suas resoluções cometem erros no primeiro mês. Os investigadores concluíram que o que diferencia as pessoas bem-sucedidas das que não conseguem atingir os seus objetivos é a persistência.
Por isso, o mais importante é não desistir depois de um percalço e voltar à ação no dia seguinte (ou assim que for possível).
6. Experimente coisas novas
Uma aula de grupo a que nunca foi, um trajeto diferente na sua corrida matinal ou até mesmo um novo outfit para estrear no ginásio: alterar a nossa rotina pode ser o abanão de que precisamos para quebrar a monotonia e redescobrir a paixão por um estilo de vida mais ativo e saudável.
7. Simplesmente, apareça
Apesar de, na maioria das vezes, ir para casa depois do trabalho ser um plano muito mais apetitoso do que ir para o ginásio, por vezes temos simplesmente de nos forçar. Calçar os ténis, pôr os headphones nos ouvidos e sair porta fora.
Claro que existem exceções, como dias em que estamos exaustas ou doentes. Porém, se o que temos é apenas preguiça, não há desculpa.
Mesmo quem adora ir ao ginásio não tem sempre vontade de ir. O segredo para manter as suas resoluções de ano novo e ter um estilo de vida saudável é aparecer consistentemente, dê por onde der.