Motivação? Afirmativo. Aula marcada? Certo. O seu par de leggings preferido? Confere. Tem tudo o que precisa para chegar ao ginásio e treinar sem contratempos. Mas quando lá chega, depara-se com aulas sobrelotadas, cacifos cheios, passadeiras ocupadas, uma fila de pessoas a treinar em frente ao espelho…
A lista parece não ter fim e acredite que não está sozinha, já que muitos utilizadores de ginásios partilham destas frustrações. Os especialistas até já encontraram um nome para este tipo de irritação. Chamam-lhe ‘gym rage’ e é, literalmente, a raiva do ginásio.
“Algumas pessoas ficam frustradas com filas e com a sobrelotação do espaço e, se estiverem já stressadas, os ânimos aquecem,” explica ao Daily Mail Costas Karageorghis, especialista em psicologia do desporto na Brunel University em Londres.
“A atividade física tem diferentes efeitos em diferentes pessoas. Algumas sentem-se mais calmas e por isso ficam mais relaxadas”. Noutras pessoas, o exercício físico ativa os níveis de testosterona. “Esta hormona predominantemente masculina é conhecida por causar emoções agressivas. O aumento temporário (desta hormona) durante o exercício pode tornar-nos mais impacientes”.
Condutas básicas que parecem ser do senso comum por vezes não são assim tão óbvias e conseguem desafiar até as almas mais pacientes.
Quer seja um habitué, quer pertença ao grupo “amanhã começo a ir ao ginásio”, há regras de ouro a ter em mente para que estar em forma não se torne num ataque de nervos diário.
Respire fundo e siga as nossas 10 regras de etiqueta que prometem melhorar as suas idas ao ginásio e acalmar a gym rage.
10 regras de etiqueta a seguir no ginásio (para travar a gym rage)
1. Espere pela sua vez
Se esta não foi a primeira lição que aprendeu no infantário, então está na hora. Todos pagamos mensalidade, todos temos direito a usufruir dos equipamentos. Certo?
2. Não monopolize a elíptica
Parece que qualquer que seja o ginásio, só há uma elíptica. Ok, no máximo duas. Por isso pense nos outros porque mais de 30 minutos já é abusar…
3. Nunca se esqueça da toalha.
Ninguém gosta se sentir suor alheio. Use sempre a sua toalha depois de usar alguma máquina. Ponto final.
4. Não ofereça opinião
Ninguém precisa de uma aula em como otimizar a utilização da máquina de pesos. Opiniões não solicitadas nunca são boa ideia, muito menos no ginásio. Se ninguém perguntou, não diga nada.
5. Barulhos motivacionais só na nossa cabeça
E aqueles típicos “uhhhh”, “ahhhhh”, “yaaaaaa”? Tente conter-se. É possível treinar sem gritinhos e sons abafados que só provocam vergonha alheia.
6. Modo altifalante não é opção.
Pode não acreditar mas, se não lhe pediram para partilhar músicas para treinar, ninguém vai querer ouvir a sua playlist ‘Motivação 2018’!
7. Não fixe o olhar
Mantenha a atenção em si e no que está a fazer. Ninguém gosta de se sentir observado enquanto tenta seguir os passos da aula de Zumba.
8. Não se sinta intimidada pelos habitués
Eles sabem todos os truques, conhecem os cantos à casa e são amigos dos personal trainers. Pois é, mas até os mais experientes já tiveram um primeiro dia em que não sabiam como é que a máquina de musculação funcionava. Não se preocupe e concentre-se em dar o seu melhor, apenas para provar a si mesma que é capaz.
9. Mantenha um braço de distância
Todos temos uma bolha de espaço pessoal. Não rebente a sua (nem a dos outros).
10. Arrume depois de usar
Da próxima vez que pensar em deixar os pesos ao acaso, pense duas vezes e volte a colocá-los no lugar, por favor.
Também sofre de gym rage? Aproveite para partilhar subtilmente este artigo com algumas amigas que não gostam de cumprir as regras básicas de etiqueta no ginásio. Veja ainda como aproveitar bem 40 minutos no ginásio.