O tempo em que o exercício físico se cingia sobretudo às máquinas de ginásio já lá vai. Continua a ser isso, tal como o
treino de alta intensidade e as aulas de grupo de várias modalidades mais ou menos ritmadas, mas a oferta diversificou-se muito.
As atividades mais holísticas têm vindo a ganhar protagonismo e, em 2024, ganharão ainda mais. Nunca como hoje se falou da ligação entre saúde mental e física e podemos até afirmar que o lema deste novo ano será cuidar da mente e do corpo.
Os programas de fitness incorporarão cada vez mais elementos de saúde mental, gestão do stresse e nutrição, uma abordagem holística que responde a quem valoriza o bem-estar em geral em vez de apenas a aptidão física. É isso que entidades da indústria, como a YP Bussiness Consulting, TrainigFitnesse e Les Milles Instructors preconizam para o novo ano.
6 tendências de fitness para este ano
Atividades físicas e holísticas
Os vários tipos de ioga e de pilates, alongamentos, tai chi, girotonic, gyrokinesis, sound healing, ecstatic dance, meditação e banhos de gelo são algumas das atividades que estarão no centro das atenções.
Todas elas ajudam a controlar a ansiedade, trabalham a respiração, promovem o relaxamento, reduzem o stresse, melhoram o humor, aliviam a fadiga mental, além de na sua maioria ainda trabalharem o corpo e contribuírem para a mobilidade, para a consciência corporal e para melhorar a postura.
Na verdade, muitas delas já entraram na programação dos ginásios, sim até a meditação, e serão ainda mais visíveis neles neste novo ano, além, claro, da proliferação de estúdios e retiros dedicados às mesmas. Por falar em retiros, a estes juntam-se cruzeiros e festivais dedicados ao fitness e ao bem-estar.
O segmento do luxo está atento a este movimento e está a apostar em ofertas desenhadas à medida, ou seja, a personalização é a palavra de ordem.
Trabalhar o corpo e a mente é a grande tendência
Tecnologia e ar livre
O que está também em crescimento são as aplicações (são exemplo a Aura e a Happier You) e o recurso a dispositivos eletrónicos, inteligência artificial e realidade virtual, que também contribuem para uma prática personalizada e baseada em dados que fornecem rotinas de treino, planos nutricionais e até experiências imersivas.
O que também está em alta é a conexão com a Natureza e, neste caso, a caminhada é uma das modalidades mais praticadas, mas aulas de ioga, de tai chi e sessões de meditação rodeadas de verde ou na praia prometem crescer, bem como os banhos de floresta (passeios guiados em zonas florestais).
Mas não se fica por aqui, a natação em água fria e os banhos salgados nas salinas também prometem estar nas preferências de quem se preocupa com o seu bem-estar.
O Journal of Extreme Events realça que os ambientes naturais beneficiam a saúde em geral. A pandemia fez com que as pessoas descobrissem o exercício ao ar livre. Outro aspeto importante é que o exercício físico é para todas as idades, daí a importância dos programas personalizados para diferentes faixas etárias.
Sustentabilidade
A prática de exercício físico quer-se cada vez mais sustentável e os materiais ecológicos começam na decoração dos
espaços a eles dedicados e acabam nos aparelhos, tudo sem comprometer a estética.
Exercício em grupo
É uma das grandes tendências para 2024, apesar de a tecnologia com recurso a inteligência artificial e à realidade virtual estar a crescer e as aulas online continuarem.
No mundo pós-pandémico, voltou-se a olhar para o exercício em grupo como uma mais-valia, devido sobretudo ao reconhecimento da importância da sociabilização. Isto é válido para várias modalidades.
Correr com o cão
Basta andar pelas cidades para perceber que o dogcrossing também está a aumentar, ou seja, os donos aproveitam o passeio com o seu cão para se exercitarem. O mesmo acontece com os passeios dos bebés nos seus carrinhos.
Exercícios de aventura ao ar livre
Corrida e bicicletas em trilhos, escalada, canyoning são alguns dos desportos de aventura que também continuam a aumentar os seus adeptos.
Onde praticar
New Life Portugal
É um centro de retiros em plena serra da Estrela, mais propriamente em Folgosinho, com quatro programas transformacionais que combinam atenção plena, apoio emocional personalizado, vida em comunidade e conexão com a Natureza.
Vários tipos de mindfulness, massagens, técnicas de respiração, ioga, sauna, fitness e natação em piscina exterior aquecida são algumas das atividades praticadas.
Six Senses Douro Valley
Este hotel situado nas margens do rio Douro tem apostado nos retiros de bem-estar liderados por especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de reconexão. Ioga, meditação guiada, exercícios respiratórios e massagens nunca faltam.
Holmes Place
Mind & Body é a área do Holmes Place dedicada às aulas de grupo para modalidade como ioga, pilates, body balance, tai chi, entre outras, que se juntam à oferta mais tradicional.
Equilibrium Lisboa
Neste estúdio em Lisboa, é possível praticar gyrotonic, um sistema de movimentos circulares tridimensionais que
incorpora os princípios básicos do ioga, tai chi e chi kung. Há também há aulas de pilates, ioga e gyrokinesis.
Yoga Spirit
O estúdio de ioga de Jean-Pierre Oliveira tem aulas de ioga hatha, funcional flow, mobilidade ou meditativa sejam presenciais ou online.