Reflexões de mindfulness, ideias de slow living, sugestões de onde ir no próximo fim de semana com os miúdos, inspirações de decoração … tudo isto cabe no Fox & June.
Francisca trabalhava numa grande empresa, a gerir um projeto em televisão. Joana trabalhava na área farmacêutica. Em 2018, decidiram juntar-se para partilhar tudo o que as inspira numa só plataforma digital. Fique a conhecer o projeto e deixe-se inspirar também.
O que é o Fox & June?
È uma plataforma de lifestyle onde partilhamos o gosto comum pelas viagens, pelos sítios bonitos, pela fotografia e por um dia a dia mais consciente.
Desde simples reflexões sobre mindfulness a temas como família e decoração, até ao que nos inspira todos os dias, aqui há sempre ideias sobre o que fazer no próximo fim de semana. Ou, simplesmente, viajar pelas palavras que nos dão a conhecer um bocadinho mais do lado bom da vida.
Porquê Fox & June?
Queríamos um nome forte, marcante e que ficasse na memória. Como ainda não sabemos onde este projeto nos pode levar, decidimos que seria em inglês e a partir daí foi uma questão de encontrar a conjugação perfeita entre duas palavras unidas pelo & comercial, que adoramos. F de Francisca e J de Joana. Fox, que representa o lado mais selvagem, intuitivo e muito presente na Natureza. June, com os seus dias de sol, calor, desprendimento, com mais luz e leveza.
Quais os objetivos iniciais deste projeto?
O Fox & June nasceu na nossa vontade de levar o que nos inspira a mais pessoas. Sentíamos falta de uma plataforma deste género por cá, que falasse de tudo um pouco e que servisse de base de inspiração e reflexão sobre os mais diversos temas.
Gostamos também de ‘entrar’ em casas bonitas, mas reais e de dar a conhecer projetos inspiradores nas áreas que nos interessam.
Já eram amigas? Como se conheceram e de onde veio a decisão de fundirem ideias e competências para dar vida ao Fox & June?
Conhecemo-nos há cerca de quatro anos através dos nossos blogues pessoais. A Joana comentou um artigo sobre uma viagem da Francisca e quando recebeu a resposta e mostrou ao marido, chegaram à conclusão que tinham sido da mesma turma no ensino básico.
Esse foi o mote perfeito para irmos beber um café e desde a primeira conversa percebemos imediatamente que o universo nos tinha dado esta oportunidade por alguma razão.
Qual é o vosso público? Têm feedback dos seguidores?
Todas as pessoas que procuram inspiração chegam até nós. Seja porque precisam de ideias para as próximas viagens, para presentes para crianças, porque se interessam por um estilo de vida mais slow ou querem dicas para uma alimentação mais variada. Temos imenso feedback, imensas pessoas que comentam e nos dão mais vontade de continuar a fazer cada vez melhor. Ultimamente temos até quem se auto-candidate a participar nas nossas House Tours.
O que é que vos inspira?
Tudo. Desde as brincadeiras com os nossos filhos a imagens com que nos cruzamos e que nos movem. As pequenas coisas do dia a dia e que merecem toda a nossa atenção. Livros, revistas, tudo o que é visual e estético.
Que peso tem a maternidade e o dia a dia em família na escolha dos vossos temas?
Muito. Foi através da vontade de estarmos mais presentes para a nossa família que decidimos esta mudança de vida. Queríamos ‘estar’ verdadeiramente com os nossos filhos. Ser, de certa forma, um exemplo para eles. E muitos dos temas abordados no Fox & June são baseados neles e nas nossas vivências nesta fase das nossas vidas.
Como é um dia na vida de Fox & June?
Nunca temos um dia igual ao outro e foi precisamente por isso que nos lançámos neste projeto. Variamos entre reuniões informais, muitas vezes em sítios também eles inspiradores, participamos em eventos, escrevemos artigos, editamos fotografias e vídeo (um lado que vamos desenvolver mais a partir de setembro) e recolhemos imagens e entrevistas para o site.
Como escolhem os temas da vossa plataforma?
Os temas estão mais ou menos definidos à partida.
Temos cinco categorias onde se encaixam todos os temas que abordamos: travel light, onde falamos sobre as nossas viagens e sítios para ficar em Portugal (sempre na primeira pessoa); slow living, onde abordamos temas relacionados com alimentação consciente, a importância de abrandar, mindfulness ou minimalismo; feel connected, onde refletimos sobre relações, maternidade e onde partilhamos tudo o que tenha a ver com crianças e, no fundo, família; at home, uma categoria que engloba decoração e tem um dos conteúdos mais especiais do Fox & June – as house tours de casas reais; e, por fim, ideas & inspiration, onde tanto podemos partilhar os nossos restaurantes preferidos, como ideias de programas para o fim de semana, presentes especiais, entre outros.
Como é que um negócio digital pode ser rentável?
Vivemos na era do digital. Há muitas maneiras de o fazer, mas desde o início que tínhamos claro que não queríamos fazer dinheiro através de publicidade, nem tornar o nosso site numa ‘montra’ de banners ou produtos. Queríamos manter-nos fiéis à estética que pensámos desde o início para o Fox & June e fazer uma curadoria de todos os conteúdos que lá aparecem.
O que aconteceu, entretanto, foi perceber que oportunidades de negócio poderiam vir através do Fox & June, que serviços podíamos oferecer,. E foi assim que surgiu o Home Staging, um serviço que pretende tornar mais atrativas casas para o mercado de arrendamento ou compra.
No entanto, já recebemos vários pedidos até para o fazer em casas particulares. Ressalvamos sempre que não temos qualquer formação, nem o nosso serviço substitui o trabalho de arquitetos ou designers de interiores.
Simplesmente temos o nosso sentido estético, gosto pela decoração, experiência em alguns projetos pessoais e a inspiração visual que vem do privilégio de já termos entrado em muitas casas bonitas e visualmente muito apelativas.
Além deste serviço, fomos sendo abordadas por marcas e empresas que gostam do nosso trabalho e nos fizeram propostas totalmente alinhadas com a nossa estética. Essa foi a melhor surpresa e a realização de que há mil possibilidades que ainda podemos explorar.
Tudo fruto, acreditamos, de uma marca construída com coerência e com um crescimento totalmente orgânico desde o primeiro dia.
O que mudou nas vossas vidas e no vosso dia a dia depois do Fox & June?
Sem dúvida, ganhámos mais qualidade de vida. Não houve ainda um dia em que nos arrependêssemos de toda esta aventura. Há dias mais complicados, com todos os desafios que ter uma marca própria implica.
Dá muito trabalho, porque somos nós que temos de gerir tudo e não queremos falhar nem deixar cair nada. Foi um primeiro ano muito intenso. Recentemente, decidimos que estava na altura de abrandar, até para dar espaço a novas ideias.
Esta é, para nós, umas das maiores vantagens de termos o Fox & June – só dependemos de nós, mas só nós decidimos o que queremos fazer e quando queremos fazê-lo. Com filhos pequenos, não há maior liberdade do que esta.
Quem gostavam que vos ligasse a pedir para participar no projeto?
Esta é uma pergunta difícil porque temos imensas ideias. Mas gostávamos muito de fazer alguma parceria com o Ikea, somos muito alinhadas com o conceito de viver mais a nossa casa e a nossa família.
Pensando mais alto, ficaríamos delirantes se nos ligassem da Milk, Kinfolk ou da Cereal Magazine.
Um espaço que adorariam fotografar, mas que dificilmente conseguirão. Porquê este espaço?
Assim que começámos as House Tours tínhamos um nome a atingir. Primeiro foram as casas de amigos, depois, através do nosso crescimento no Instagram, tentámos (e conseguimos!) casas de pessoas inspiradoras dessa rede social.
Mas o nosso objetivo sempre foi a casa da Maria Guedes (Stylista). Adoramo-la! Tem um sentido estético irrepreensível e partilha muito pouco da sua casa, pelo que conseguirmos lá chegar seria para nós uma honra!
Projetos para o futuro?
Vamos fazer a nossa rentrée em setembro, mais focadas na versatilidade do que podemos oferecer.
Vamos desenvolver mais e melhor as nossas imagens e vídeo, queremos fazer editoriais diferentes… Não sermos tão ‘certinhas’ em termos visuais. Se tudo correr bem, também em setembro vamos fazer o nosso primeiro evento!
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