Os nossos hábitos, ou seja, o que fazemos repetidamente, seja de forma consciente ou inconsciente, são de extrema importância, pois constroem a nossa realidade, o nosso dia a dia e o nosso futuro.
“As pessoas não decidem o seu futuro, elas decidem os seus hábitos e os seus hábitos decidem o seu futuro” – F.M. Alexander.
Esta frase, do ator australiano F.M. Alexander, resume muito bem o que escrevi acima e o que tenho experienciado ao longo da minha vida: que os nossos hábitos são a pedra basilar da nossa vida.
Como tal, é muito importante tomarmos consciência dos nossos comportamentos, de como usamos o nosso tempo e do que fazemos com ele.
Um dos hábitos que moldaram e continuam a moldar a minha vida é o hábito da leitura. Desde miúda que adoro ler, sou apaixonada por livros, por palavras, por histórias e por conhecimento, sendo os livros, e o ato de ler, parte integrante da minha vida. Raramente passo um dia sem ler!
Portanto, sou uma acérrima defensora do hábito da leitura e dos inúmeros benefícios que este nos traz. Veja alguns.
Benefícios da leitura
- Expansão do vocabulário;
- Ajuda a escrever melhor;
- Aumenta a concentração;
- Ajuda a dormir melhor;
- Melhora a memória;
- Estimula a criatividade;
- Promove o conhecimento e o desenvolvimento pessoal;
- Ajuda a relaxar e diminui o stresse;
- Ajuda a construir amizades;
- É um ato de autocuidado;
- É um momento de mindfulness (estar presente no aqui e no agora).
Por tudo isto e muito mais, leio muito. Aliás, devoro livros. Gosto de ler vários em simultâneo, mas nunca leio um que não esteja a gostar.
Adoro conhecer novas histórias, histórias do passado, reais ou de ficção, novas personagens, personalidades, viajar e sonhar. Não saio de casa sem um livro, não passa um dia em que não leia e tento incutir diariamente este prazer aos meus filhos.
E como todos os hábitos, o ato de ler pode, e deve, ser treinado e repetido de forma regular, para que se transforme num hábito consistente, isto porque, um hábito é nada mais, nada menos, do que um comportamento repetido.
Para facilitar a introdução deste hábito na sua vida, deixo-lhe algumas dicas de como pode ler mais e, assim, consolidar este hábito.
10 dicas para ler mais
1. Acreditar que quanto mais ler, mais fácil vai ficar;
2. Não idealizar o momento perfeito;
3. Andar sempre com um livro;
4. Começar com 20 minutos por dia;
5. Descobrir qual o período preferido para ler;
6. Ler sem distrações por perto;
7. Ler dois estilos em simultâneo (ficção e não ficção);
8. Ver menos TV, passar menos tempo online;
9. Ler livros que gostamos (não temos de terminar se não gostamos);
10. Registar as leituras.
Ler é, sem dúvida, um hábito prazeroso e extremamente rico, que contribui para o nosso desenvolvimento pessoal, para a nossa autoestima e valorização.
Conhecimento é poder. Boas Leituras!
Cláudia Ganhão é autora e produtora de conteúdos nas áreas do minimalismo e sustentabilidade. Depois de quase 14 anos na Indústria Farmacêutica, encontra-se num período dedicado à família e ao seu desenvolvimento pessoal. Aos poucos mudou a sua forma de estar na vida, e adotou um estilo de vida minimalista, mais simples, consciente e sustentável. Pode segui-la no Instagram e Facebook.