6 hábitos que estão a fazer mal às suas costas
Pode estar a prejudicar a sua coluna de forma inconsciente – e não é só por trabalhar numa posição sentada mais de oito horas por dia. Conheça as rotinas que podem estar na origem deste sintoma.
As dores de costas dão o alerta, mas são múltiplas as possíveis fontes do problema. Se forem identificadas cedo, torna-se mais fácil evitar lesões sérias na coluna.
O médico ortopedista Luís Teixeira, fundador do Spine Center, aconselha seis hábitos simples que vão ajudá-la a corrigir a sua postura e a curar, de uma vez por todas, as dores persistentes que tem na zona lombar.
6 hábitos a adotar para evitar as dores nas costas
1. Escolha um colchão firme
“A chave para um bom colchão é aquele que mantém a coluna naturalmente alinhada e, por isso, os colchões muito macios, ao moldarem-se demasiado com o peso do corpo, não proporcionam um bom suporte à coluna, afundando-a e causando tensão nos músculos, ligamentos e articulações”, explica o especialista.
Dica: mude de colchão de 8 em 8 anos, pois os materiais desgastam-se e diminuem o apoio que dão às costas.
2. Prefira carteiras pequenas e leves
Parece que praticamente todas as mulheres sofrem do mesmo mal: carregamos as nossas carteiras como se mudássemos de casa diariamente. Acontece que este hábito prejudica muito a saúde da nossa coluna, fazendo com que um dos ombros fique mais elevado que o outro devido à tensão.
Dica: “O truque é optar por utilizar uma carteira mais pequena, já que a tentação é sempre a de enchê-la com o máximo de coisas possível”, sugere Luís Teixeira, ortopedista.
3. Opte por sapatos que deem estabilidade
Seguir as tendências, neste caso, fica mais difícil. Os saltos altos estão fora da equação, porque promovem o arqueamento da coluna. As sandálias rasas, que todas gostamos de usar no verão, favorecem uma desigual distribuição do peso do corpo.
Dica: “A estabilidade é um fator muito importante para atingir um melhor equilíbrio com a carteira ou qualquer outro acessório que estejam a carregar”, recomenda o especialista.
4. Reduza o tempo que está ao telemóvel
Porquê? Estar constantemente a enviar mensagens, a ver os últimos posts no Instagram ou a consultar o e-mail, exerce demasiada força no pescoço, provocando pressão na coluna cervical.
Dica: “Tenha sempre em atenção a posição da sua cabeça, tentando mantê-la numa posição mais reta enquanto utiliza um qualquer dispositivo móvel”, aconselha Luís Teixeira.
5. Guarde o porta-moedas na carteira
O hábito de colocar o porta-moedas no bolso de trás das calças pode causar dores incomodativas, sobretudo na população masculina que não costuma andar com carteira.
“O facto de estarem grande parte do dia sentados sobre um bolso volumoso pode levar a uma pressão nos músculos situados logo abaixo da coluna”, esclarece o médico ortopedista.
Dica: Se costuma fazer este gesto diariamente porque não gosta de usar carteira, experimente usar uma mochila.
6. Utilize um soutien com suporte
“Se o seu soutien não oferece o suporte que o seu peito necessita ou está a utilizar um tamanho ou um modelo que não é o adequado para si, isso pode contribuir para que sofra de um mal-estar nas costas, ombros e pescoço”, conclui Luís Teixeira.
Dica: Certifique-se de que está a usar o soutien certo, aconselhando-se junto das profissionais que trabalham em lojas de roupa interior.