Horóscopo

Escorpião: principais desafios e características deste signo

Escorpião é o signo solar dos nascidos entre 23 de outubro e 21 de novembro. Signo regido pelo planeta Marte, modo fixo e elemento água. Conheça a essência do signo de Leonardo Dicaprio ou Kendall Jenner, saiba como se comporta nas suas relações e qual o caminho a seguir.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Escorpião: principais desafios e características deste signo Escorpião: principais desafios e características deste signo
© grafismos Sara Marques
Escrito por
Out. 23, 2017

Quando o outono se aprofunda e instala de forma mais concreta e visível, chega Escorpião. Se usarmos a metáfora da infância, Escorpião é uma criança silenciosa, observadora, extremamente sensível, mas que não pretende revelar-se a qualquer um.

O seu mundo interior é um turbilhão: deseja ser amada por todos os que o rodeiam, mas nasce com a sensação de que isso pode não ser possível. Nada esquece e tudo processa de forma emocional, acumulando e usando o lado sentimental para julgar e avaliar tudo o que vive.

Deixando para trás os usuais epítetos – “mau-feitio”, “intenso”, “complicado” -, pretendemos apontar algumas das direções do caminho do Escorpião.

A essência de Escorpião

A intenção deste texto não é generalizar. Mas clarificar a percepção de quem vive ou convive com esta energia de perto. Seja no seu mapa ou no dos seus mais próximos.

A Deusa Kali, na mitologia védica, representa não apenas uma divindade feminina destruidora, mas um dos alter egos de Shiva, ou uma manifestação de Parvati, a deusa esposa de Shiva.

Escorpião tem também várias formas de se manifestar que dependem sempre do ambiente em que se insere e da aprendizagem que veio fazer nesta vida.

Há uma familiaridade entre o mito da Fénix e a energia de Escorpião. Capaz de recomeçar do zero, capaz de se levantar mais forte depois de um desafio de vida doloroso, não se importa de remexer em lixo emocional.

Pode ser favorável no processo de aceitação da dor como parte integrante da vida. Mas pode ser menos positivo, quando há uma total perda de racionalidade no meio de tantas emoções-limite. Bem como um certo vício ou tendência para se associar a situações pouco saudáveis para si mesmo.

O mito da Fénix ajuda-nos a lembrar que existe um lado de auto-sabotagem no Escorpião que deve ser trabalhado de forma construtiva. Não perca tempo com revoltas e raiva absolutamente inúteis e que não impactam positivamente em nenhum aspeto da sua vida.

O Escorpião, quando ama, deseja ardentemente que sejam um só, como se de um novo ser se tratasse

Características do signo Escorpião

Em termos gerais, podem ser pessoas com uma capacidade de dedicação acima da média. Não gostam de intromissões na sua privacidade.

Reservadas e observadoras, percebem claramente a hostilidade quando paira no ar. Tomam partido dos injustiçados e underdogs, revelando também um sentimento de atração enorme pelo lado “lunar” dos outros e pelos mistérios e segredos mais ocultos dos indivíduos e do Universo.

Pode haver uma capacidade acima do normal para reparar nas fraquezas alheias. E também para descobrir segredos que se pensavam completamente enterrados.

O sexo é uma das formas preferidas de se ligar ao outro no sentido de fusão. O Escorpião, quando ama, deseja ardentemente que sejam um só, como se de um novo ser se tratasse.

O astrólogo francês Dane Rudhyar aponta como uma das características deste arquétipo, a necessidade de usar o sexo como uma via para uma maturação da espiritualidade. Ou seja, uma ligação ao outro que leva a um êxtase que os deixa mais perto de Deus ou do divino.

Qual o seu mais belo tesouro?

É a capacidade quase ilimitada de dedicação àqueles que ama. Tem uma enorme dificuldade em aceitar uma mentira ou de não ser levado a sério.

Precisa de escavar até à última todas as respostas. O seu grande desafio neste aspeto poderá ser o de saber lidar de forma mais constante e racional com essas respostas, quando elas (sempre) aparecem.

Uma das lições para Escorpião é a de aceitar que, de tanto colocar o dedo na ferida do outro, terá de aprender a também ser pressionado nas suas próprias feridas. Mais ainda por quem mais ama e melhor o conhece.

Tem de aprender a transformar a sua acutilância em amor e dedicação positiva às pessoas certas. Assim desabrocha toda a sua capacidade de regeneração, transformação e cura (seja ela espiritual ou física).

Deve abandonar toda e qualquer tendência para comportamentos obsessivos. Estes não são senão um desvio do seu principal caminho: amar de forma profunda e transformar-se a si mesmo e aos que ama em alguém melhor e mais luminoso.

Joana Amoêdo Leite usa a Astrologia Psicológica e o seu método de Coaching M.A.R.TA.© para ajudar pessoas a recuperarem a fé em si mesmas, a encontrarem novos caminhos e soluções, e a revelarem o seu potencial. Marcação de consultas: joanaleiteastrologia@gmail.com.

Últimos