Conheça a flor do seu signo (e como a tratar)
A vida é um conjunto de elementos harmonizados e as flores, oferecidas ou as que temos em casa, podem ajudar também a refletir sobre o nosso interior. Saiba quais são as flores para cada signo e como as tratar.
A astrologia e sua simbologia está presente e refletida em tudo na nossa vida. E até na escolha das flores que plantamos e colocamos em casa e oferecemos a quem gostamos. “Podemos associar os arquétipos dos signos solares a algumas das flores que conhecemos”, diz a life coach e especialista em astrologia psicológica, Joana Amoêdo Leite.
Nada como oferecer um bouquet ou um vaso com as flores para melhorar o dia de uma pessoa. Para isso, a life coach indica quais as flores para cada signo e Teresa Chambel, autora do blogue Um Jardim para Cuidar e diretora da revista Jardins, explica como cuidar de cada uma das flores.
As melhores flores para cada signo e como as tratar
-
Carneiro (21/03 a 20/04)
Carneiro (21/03 a 20/04)
Jacinto, a figura mitológica que era seguida por Apolo para onde quer que fosse, traz ao Carneiro uma energia alegre e firme.
Como tratar
Uma planta herbácea bolbosa, com 10-15 cm de altura, de floração invernal muito aromática, que deve ser plantada no início do outono. Pode ter-se em casa, na varanda ou no jardim. Quando plantar enterre o bolbo a uma profundidade igual ao dobro do seu diâmetro. Necessita de regas regulares e de zonas com pelo menos 4 a 5 horas de sol por dia. Quando as flores e as folhas secarem totalmente corte-as, retire o bolbo da terra e guarde-o para o próximo ano.
1 / 12 -
Touro (21/04 a 20/05)
Touro (21/04 a 20/05)
O perfume e a sensualidade da Gardénia podem dar outra energia calorosa à casa.
Como tratar
Um arbusto de folhas verdes brilhantes com floração exuberante e muito perfumada na primavera, atinge 1-1,5 m de altura. Gosta de solos ou substratos com pH ácido, pelo que deve plantá-la usando um substrato adequado para plantas acidófilas. Precisa de algumas horas de sol por dia. Também se utiliza como planta de interior, atenção às regas pois não aguenta a secura.
2 / 12 -
Gémeos (21/05 a 20/06)
Gémeos (21/05 a 20/06)
Túlipa, a flor leve, que baloiça com a passagem de uma brisa e que é uma presença sempre alegre.
Como tratar
Uma planta herbácea bolbosa, com 10-15 cm de altura, de floração no final do inverno, início da primavera que deve ser plantada no outono. Antes de plantar os bolbos deve conservá-los uma semana no congelador para quebrar a dormência. Quando plantar enterre o bolbo a uma profundidade igual ao dobro do seu diâmetro. Necessita de regas regulares e de zonas com pelo menos 4 a 5 horas de sol por dia. Quando as flores e as folhas secarem totalmente corte-as, retire os bolbos da terra e guarde-os para o próximo ano
3 / 12 -
Caranguejo (21/06 a 22/07)
Caranguejo (21/06 a 22/07)
Margaridas, aquelas flores campestres cujo ramo oferecido pode ser abraçado e colocado em casa alegrando o ambiente de forma romântica.
Como tratar
Uma herbácea perene muito resistente e com floração de muitas cores, ao longo de toma a primavera e verão, atinge 40-50 cm de altura consoante a variedade. Necessita de zonas com muito sol, deve ser regada quando está calor, embora tolere a falta de água. Deve ser fertilizada com húmus de minhoca na primavera e verão, e deve podada a seguir à floração.
4 / 12 -
Leão (23/07 a 22/08)
Leão (23/07 a 22/08)
Girassol, a flor que relembra ao Leão o seu lugar fundamental e central no mundo, bem como astro que lhe corresponde, o Sol.
Como tratar
Uma herbácea anual que pode ser semeada no final do inverno em vaso ou no local definitivo, os girassóis de produção chegam a atingir 2 m de altura mas existem umas variedades ornamentais com 40-50 cm de altura. Necessitam de muitas horas de sol direto e regas regulares, não são exigentes em termos de solo. No final da floração pode recolher a semente para ter girassóis no ano seguinte.
5 / 12 -
Virgem (23/08 a 22/09)
Virgem (23/08 a 22/09)
Jarro, a flor que simboliza a simplicidade, a beleza e até sugere uma forma útil de “copo”. A sua presença é notada pela subtileza.
Como tratar
Uma planta bolbosa (tubérculo) de floração no verão que deve ser plantada na primavera. Atinge 50-60 cm de altura consoante a variedade. Os mais tradicionais são os jarros brancos mas existem de muitas cores. Gostam de zonas húmidas e sombrias. Não aguentam a secura pelo que deve regar regularmente.
6 / 12 -
Balança (23/09 a 22/10)
Balança (23/09 a 22/10)
O Amor Perfeito enraiza a ideia de um amor completo e que integra o melhor do ser humano, podendo dar a Balança a sensação de ter a casa esteticamente mais cuidada e bonita.
Como tratar
Uma herbácea anual de floração no outono e inverno, com 10–15 cm de altura. Gosta de substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. Deve estar em zonas com sol direto e não tolera a falta de água, deve regar sempre que o substrato está seco. As folhas são comestíveis e os romanos acreditavam que era desta flor que se extraia o elixir do amor.
7 / 12 -
Escorpião (23/10 a 21/11)
Escorpião (23/10 a 21/11)
Orquídea, a flor misteriosa e única, compreendida inteiramente pelo Escorpião, que parece sempre esconder um segredo valioso.
Como tratar
As orquídeas Phalaenopsis são as plantas de interior mais vendidas no mundo, devem ser plantadas em substrato próprio, não aguentam estar na rua no inverno e necessitam de luz mas não de sol direto. Devem ser regadas uma vez por semana (deixar escorrer completamente o substrato) e fertilizadas quinzenalmente, com fertilizante adequado diluído na água da rega
8 / 12 -
Sagitário (22/11 a 21/12)
Sagitário (22/11 a 21/12)
Peónia, exuberante e alegre, duas características a cultivar na vida do Sagitário.
Como tratar
Uma herbácea ou arbusto vivaz (a parte aérea desaparece no inverno), na primavera (apenas em maio) tem uma floração e aroma inigualáveis. Necessita de solos profundos e ricos em matéria orgânica, zonas com sol mas com frio no inverno. Regas regulares nos primeiros anos nas alturas de maior calor. Consoante a variedade pode atingir de 40 cm a 2 m de altura.
9 / 12 -
Capricórnio (22/12 a 19/01)
Capricórnio (22/12 a 19/01)
Gerbera, durável e de aspeto sólido, com cores fortes e presença.
Como tratar
Uma herbácea perene que não é resistente ao frio pelo que só pode ser mantida dentro de casa. Necessita de um vaso grande para que as raízes se desenvolvam. Não precisa de sol direto mas sim de 5 a 6 horas de luz por dia. Deve ser regada semanalmente nos meses mais frios e duas vezes por semana nos mais quentes. Deve ser fertilizada mensalmente na primavera e verão.
10 / 12 -
Aquário (20/01 a 18/02)
Aquário (20/01 a 18/02)
Rosa abracadabra, a flor que resulta do cruzamento de espécies e que pela sua raridade pode simbolizar Aquário, pela sua originalidade e gosto por tudo o que é singular e inesperado.
Como tratar
Uma roseira híbrida original de origem alemã. Deve ser cultivada no exterior e fertilizada duas vezes por ano com fertilizante adequado para roseiras. Gosta de zonas com muito sol, sem vento e de solos ricos em matérias orgânica. Deve ser podada no inverno depois de ter caído a folha.
11 / 12 -
Peixes (19/02 a 20/03)
Peixes (19/02 a 20/03)
Flor-de-lótus, essa flor que, em termos espirituais, celebra tudo o que é mais benéfico e criador, sobretudo o nosso crescimento interior e desenvolvimento pessoal.
Como tratar
Esta planta aquática da família dos nenúfares deve ser cultivada num lago ou num vaso que tenha terra no fundo e água na parte de cima. Como é uma planta aquática não necessita de rega, anualmente deve ser retirada do lago, dividida e tornada a plantar.
12 / 12