Horóscopo

Conheça o mito que dá origem a Carneiro

Para compreender melhor o seu signo, nada como saber qual o mito que está por detrás da sua origem. Este é o de Carneiro.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Conheça o mito que dá origem a Carneiro Conheça o mito que dá origem a Carneiro
© Sara Marques
Escrito por
Mar. 20, 2023

A mitologia e a astrologia andam de mãos dadas. Entre mitos e lendas, esta é a história que deu origem à constelação do signo Carneiro.

Saiba mais sobre as características, compatibilidades e regentes deste signo no livro Constelações – Guia ilustrado de Astrologia (Marcador).

O Velo de Ouro

A constelação de Carneiro representa esse mesmo animal, em concreto o mito grego do velo de ouro.

O rei Atamante tinha dois filhos, Hele e Frixo, do seu primeiro  casamento com a rainha Néfele. Esta faleceu e Atamante casou com Ino, que era bastante má e que planeou assassinar os dois filhos do seu marido para que os seus herdassem o reino.

No entanto, o deus Hermes (ou Zeus, segundo a versão), que estava a observar tudo apiedou-se de Hele e Frixo e enviou-lhes um carneiro alado e mágico, com lã de ouro, para que se salvassem.

O animal levou-os a voar a novas terras, mas Hele caiu ao mar na fuga. Frixo, que perante o contratempo deixara de confiar muito nos dotes de voo de carneiro de lã de ouro, prosseguiu a viagem junto dele, mas desta vez a pé. Continuou até chegar ao bosque sagrado de Ares, pertencente às terras do rei Eetes.

Este acolheu Frixo, que, em sinal de gratidão (ou porque já estava farto de ditoso velo), sacrificou o carneiro, deixando-o pendurado numa azinheira no bosque.

Os deuses, vendo que o carneiro de lã de ouro executara uma grande tarefa (deixando de lado o facto de um dos irmãos ter caído ao mar e morrido), decidiram convertê-lo numa constelação, para que assim fosse eternamente recordado. Esta é a sua origem.

Fonte: Constelações – Guia ilustrado de Astrologia de Carlota Santos (Marcador).

Últimos