Na mitologia clássica, Juno era a esposa de Júpiter, deus supremo do Olímpo tendo, por isso, ficado conhecida como a deusa do casamento, protectora dos relacionamentos, dos compromissos e dos nascimentos. Representa o arquétipo da esposa e a fase da vida de uma mulher em que esta se dispõe a gerar os equilíbrios necessários para desenvolver e manter uma relação.
Mas, antes do casamento com Júpiter, antes da fase da mitologia greco-romana, Juno era parte intrínseca da Grande Deusa. As invasões Indo-europeias, entre 4.5600 e 2.400 A.C., com uma visão diferente, paulatinamente a incorporaram na sua religião. A Grande Mãe foi fragmentada em várias deusas menores tendo, a cada uma delas, sido dadas partes das características, símbolos e rituais que lhe eram anteriormente atribuídas. A Juno / Hera foi concedido o ritual do matrimónio sagrado.
Enquanto esposa de Júpiter, Juno representa o “casamento” entre o culto matriarcal e o culto patriarcal. Depois de muitas tentativas de Júpiter para se aproximar, Juno só cedeu aos seus avanços após a promessa de casamento.
Da sua vivência conjugal, salientam-se as diversas traições e humilhações de Júpiter e a contínua disposição de Juno para manter a união, apesar dos constantes conflitos, que expressam o poder que anteriormente tinha tido enquanto Grande Deusa. A sua ira voltava-se maioritariamente não para Júpiter, mas para as suas várias amantes e respectiva prole.
Juno realiza-se na família, no casamento sólido e nos valores tradicionais. Polariza-se num marido poderoso e bem-sucedido que lhe traga estatuto e poder.
Juno está associada ao desejo de fusão com o outro, à estabilidade, à lealdade e à busca do relacionamento perfeito, à sedimentação da relação através do vínculo do compromisso (escrito ou não), mas também à disposição para se manter na relação ou voltar para a relação aquando de situações de separação.
Relaciona-se com os temas da compatibilidade, da receptividade ao outro, a partilha, a confiança, mas também aos ciúmes, à insegurança, ao controlo e opressão, à inveja, à destruição e às lutas de poder.
A sexualidade é vista como parte dos deveres do casamento, mas a menos que o arquétipo de Vénus/ Afrodite esteja activado, ocupa um segundo plano.
Quando a relação é desigual, Juno acumula frustração e desejo de vingança. Pode manipular a relação para obter o que quer, pode manter-se numa relação que lhe traga conforto e segurança, apesar de caótica noutros sentidos, em vez de denunciar o padrão e abandonar o relacionamento.
Com Juno podemos aprender que, através dos desafios trazidos pelos relacionamentos, temos a oportunidade de descobrir as nossas sombras e de nos aperfeiçoarmos.
Podemos perceber que nos acomodamos a uma dependência financeira e emocional ao invés de assumirmos o nosso poder e nos atrevermos a explorar a nossa autonomia e capacidade de realização.
Podemos perceber que abdicámos da nossa carreira em prol da carreira do parceiro ou dos filhos – que educámos meticulosamente, inculcando-lhes os sentidos de boa educação, obediência, dever e disciplina, esperando vir a usufruir do estatuto alcançado por eles. Para Juno, a carreira é o casamento.
Na Astrologia, Juno fala-nos da possibilidade de renovar e regenerar os relacionamentos, da necessidade de transcender a ilusão da separatividade e procurar pontes de entendimento.
Juno no mapa astrológico
Conforme o signo e a casa do mapa astrológico em que se encontra, bem como os aspectos que faz com os planetas e a casa 7, Juno irá mostrar-nos que tipo de relacionamento precisamos para nos sentirmos preenchidas, como nos relacionamos e como vamos ao encontro das nossas necessidades de intimidade, compromisso, controlo e poder na relação, como reagimos quando as expectativas nesta área são frustradas.
Mostra ainda em que áreas da nossa vida será mais provável que vivamos estes temas e como iremos experienciar as maiores aprendizagens relacionais (românticas, profissionais ou outras) da nossa vida.
Carneiro
O compromisso precisa incluir espaço para que cada um possa usufruir da sua tão necessária independência. Relacionamentos sufocantes têm poucas hipóteses de perdurar. É grande a possibilidade de atrair um parceiro atlético e dinâmico.
Touro
Com Juno em Touro busca-se um relacionamento que proporcione conforto material, estabilidade e segurança, um parceiro que seja sensual e atento a estas necessidades.
Gémeos
Tem de haver conversa! Um relacionamento que não satisfaça a curiosidade e a partilha de pontos de vista e dos acontecimentos do dia a dia parecerá aborrecido e até mesmo desesperante a uma Juno que precisa de estímulo mental para se sentir satisfeita.
Caranguejo
A ligação emocional é o mais importante para a estabilidade e o sucesso do compromisso que passa, muitas vezes, por um foco importante na vivência doméstica. Se a segurança emocional não estiver garantida, as flutuações de humor, a dependência e o afastamento ganham o palco.
Leão
Romance, atenção, admiração. Juno precisa de tudo isso e de se sentir orgulhosa do outro. Nada de a fazer sentir-se garantida, ignorada ou rejeitada, ou ela tomará o palco e mostrará, de forma dramática, o que está em falta.
Virgem
O relacionamento é um campo de aprendizagem e aperfeiçoamento e Juno tudo fará para melhorar o mais pequeno dos detalhes. Por outro lado, espera o mesmo da outra parte, pelo que a sua ausência no sentido de preencher esta necessidade resultará em frustração, excesso de criticismo e comportamentos compulsivos.
Balança
Balança é o signo por excelência dos relacionamentos e compromissos, da diplomacia e das coisas belas. Juno procura equilíbrio, igualdade, cooperação, pelo que este é um posicionamento muito facilitado. Só não será satisfatório se a outra parte for demasiado autocentrada, excessivamente competitiva ou combativa.
Escorpião
Emoções intensas, ligações profundas, sexualidade e paixão. A lealdade também tem um papel muito importante para uma Juno com este posicionamento. A não satisfação destas necessidades resulta frequentemente em jogos de controlo, possessividade, ciúme e manipulação.
Sagitário
Liberdade para explorar novos horizontes, mas também a partilha do mesmo sistema de crenças e visão do futuro. Relacionamentos em que um dos parceiros queira impor a sua visão ao outro, fanatismo religioso ou mente estreita não faz feliz uma Juno em Sagitário.
Capricórnio
Juno procura compromissos a longo prazo, baseados em valores tradicionais e expectativas ambiciosas quanto ao futuro e objectivos a atingir. Relacionamentos vagos não lhe agradam e prefere esperar até que encontre o que a satisfaz.
Aquário
Com este posicionamento, Juno procura alguém fora do convencional, interessante e que lhe dê espaço para experimentar novas formas de relacionamento – que não têm forçosamente de ser românticas. A amizade é uma base fundamental para o sucesso do compromisso.
Peixes
Um relacionamento idealista, conexão espiritual e ou de algum modo artística, fé e devoção a um propósito comum, sensibilidade e compaixão. Se as expectativas deixam de ser preenchidas, Juno isola-se, foge para o seu mundo de fantasia e mostra o seu lado vítima, dependente e pessimista.
São Luz é astróloga e coach. Desde 2002, dedica-se a diversas áreas do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal como ferramentas para um melhor entendimento de cada etapa da vida. Pode acompanhá-la no Facebook e Instagram.