Nas últimas semanas o nosso carrossel acelerou muito e a velocidade estonteante em que nos encontrámos pode ter-nos atirado ao chão ou, pelo contrário, deixou-nos entusiasmados e cheios de energia.
Qualquer que tenha sido o seu caso, lembre-se de definir prioridades e de guardar tempo para descansar e recuperar energias, de forma a conseguir manter os pés na terra e a cabeça lúcida para lidar com tudo o que ainda tem pela frente.
A lunação deste mês tem início na terça-feira, dia 26, quando a Lua se junta ao Sol em Sagitário. O signo do arqueiro é extrovertido, aventureiro e anseia por explorar novas paisagens e ir aonde mais ninguém vai, mas às vezes o seu excesso de confiança pode deitar a perder as oportunidades que surgem.
É bom alimentar ideais e sonhar alto, mas, se queremos realmente concretizar os nossos projectos, precisamos de ter os pés bem assentes no chão e ser realistas nos objectivos que desenhamos.
Quem recebe esta lua nova é Júpiter, o grande benfeitor e dono de Sagitário. Ainda no seu próprio território, ele abençoa a primeira semana deste ciclo para logo de seguida, no dia 2, abandonar o seu signo e iniciar a sua viagem por Capricórnio, um território onde a sua capacidade de proteger e de gerar abundância fica bastante comprometida.
Pode aproveitar estes primeiros dias para dar início a algum projecto relacionado com viagens, estudos ou qualquer outro assunto que, de alguma forma, a ajude a ampliar os horizontes.
Marte está em Escorpião, a sua casa nocturna e onde o seu corte se torna incisivo, preciso e curador, e opõe-se a Urano, o planeta desestabilizador e revolucionário. Apesar de estarem em signos fixos, estas são duas energias de movimento e dinamismo, Marte é velocidade, acção e impulso e Urano é mudança, interrupção e libertação.
Nesta lua nova, os dois estão em choque e vão provocar estragos. Os ânimos estão exaltados e as irritações podem ter efeitos mais explosivos e devastadores que em outras ocasiões.
Atenção às discussões, aos movimentos bruscos e aos ímpetos repentinos, podem acontecer acidentes dos quais nos arrependeremos mais tarde.
Mas este ambiente também é uma oportunidade de limpeza. É possível que os dias que antecederam esta lua nova já lhe tenham mostrado aquilo que precisa de cortar, de libertar ou de curar na sua vida. É possível que a indignação e a revolta já se estejam a manifestar em relação a algum tema ou a alguém.
Apesar de parecer contra-intuitivo, o melhor é não reagir a quente nem deixar a mola saltar antes de tempo. Não espere demasiado para não perder o timing, mas prepare bem o golpe, o corte ou a revolução, de forma a fazer tudo num só movimento, como quem arranca um penso rápido, e sem dar espaço a remorsos ou a lamentações.
Mas de Escorpião não vem só movimentação. Mercúrio também nada nestas águas intensas e recebe o apoio de Neptuno em Peixes, que nos ajuda a medir as palavras, de forma a sermos brutalmente honestos, mas também sensíveis e compassivos.
Saturno em Capricórnio também oferece o seu auxílio ao planeta da comunicação, tornando o discurso mais estruturado e pragmático, desde que não abdiquemos da nossa responsabilidade sobre a situação em causa.
É uma boa oportunidade, seja para ter conversas profundas e construtivas com outra pessoa, seja para mergulhar no nosso próprio inconsciente numa sessão de terapia ou, pelo menos, para fazer um profundo exame de consciência em relação a algum tema mais presente nesta altura.
Esta lunação vem desarrumar de vez o que ainda tinha ficado por mexer no último mês e preparar o terreno para o eclipse solar da lua nova de Dezembro.
Que revolução ainda quer fazer acontecer para si? O que é que precisa de rasgar da sua vida para que novas pessoas ou situações a possam surpreender? Que riscos está disposta a correr para abrir caminho para o que vida tem para si? Não adianta resistir, a mudança vai chegar quando menos a espera. Mantenha o espírito aventureiro, os pés ágeis e a cabeça leve, e prepare-se para o futuro que ainda não conhece.
Bárbara Bonvalot começou a estudar Astrologia em 2005 e inicia o seu percurso como astróloga profissional em 2009. Actualmente é consultora e formadora de Astrologia, membro da AFAN (Association for Astrological Networking) e da ASPAS (Associação Portuguesa de Astrologia). Entende a Astrologia como uma linguagem que nos leva a um conhecimento profundo de nós mesmos, dos outros e da própria vida.