Regente de Carneiro – o signo de todos os inícios – e co-regente de Escorpião – o signo que nos fala dos processos de finalização e morte, Marte é uma energia guerreira e, numa primeira fase, é instintivo, básico, rude, agressivo, pois procura servir os interesses da Lua, que representa o vazio na nossa existência.
Marte direcciona a energia das emoções – se temos medo, é Marte quem nos faz lutar ou fugir, é ele quem transporta a intensidade das reacções quando estamos zangadas, quando “explodimos” de irritação e frustração.
Quando Marte está ao serviço da carência e do medo, ele faz o que for preciso – conquista, usurpa para garantir a segurança do ego, impedindo que os outros possam ser livres e independentes. Manifesta-se nas tensões e nos conflitos, na brutalidade e na crueldade, nas guerras e no derramar do sangue – a energia vital.
Ao serviço dos instintos e das paixões, Marte é compulsivo, irracional e altamente emocional, e precisa ser polarizado com a energia de Vénus, que nos traz a noção do divino, da beleza, da empatia, da diplomacia e do desejo pela coesão.
Agora, todas precisamos de Marte. É dele que falamos quando se trata de ‘fazer acontecer’. Sem a ousadia, a impulsividade e espírito empreendedor de Marte, não haveria vontade de conquistar o nosso lugar ao Sol.
Sem ele, não saímos da cama, não íamos em busca nem da aventura, nem do necessário para a nossa sobrevivência. Sem a paixão de Marte a direccionar o desejo de Vénus para a atracção, não haveria sequer multiplicação das espécies.
Marte fala-nos da capacidade para sermos audazes, aceitarmos um desafio, para nos defendermos, para termos coragem, sermos assertivas e termos força para alcançarmos os nossos objectivos.
Marte, o conquistador, o entusiasta, o audaz, dá-nos o canal para expressarmos quer a raiva, quer a coragem – dois lados da mesma moeda, cujos resultados dependerão do nível de consciência de cada um.
Consoante o signo em que Marte estiver posicionado no mapa astrológico, e os aspectos que tiver relativamente a outros planetas, assim iremos ver os significados únicos que irão traduzir as variadas manifestações desta energia na nossa personalidade.
São Luz é astróloga e coach. Desde 2002, dedica-se a diversas áreas do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal como ferramentas para um melhor entendimento de cada etapa da vida. Pode acompanhá-la no Facebook e Instagram.