Conheça o mito que dá origem a Aquário
Para compreender melhor o seu signo, nada como saber qual o mito que está por detrás da sua origem. Este é o de Aquário.
A mitologia e a astrologia andam de mãos dadas. Entre mitos e lendas, esta é a história que deu origem à constelação do signo Aquário.
Saiba mais sobre as características, compatibilidades e regentes deste signo no livro Constelações – Guia ilustrado de Astrologia (Marcador).
Ganimedes, o copeiro dos deuses
A constelação do Aquário é umas das primeiras que outras civilizações anteriores à grega, como a egípcia e a sumérias, puderam observar no firmamento.
Tanto estes como os Gregos concordaram ver nesta constelação um portador de água, um aguadeiro ou uma vasilha a verter água; para os Egípcios, representava as cheias do Nilo e a origem da vida, e para os Sumérios, o deus como origem da vida: An.
Quanto ao mito grego, os protagonistas são Zeus e Ganimedes. Este era um rapaz jovem e muito bonito, o mais bonito do mundo, encantador e com um grande cabelo. Além disso, era o principe de Tróia, o que não era coisa pouca.
Zeus, como não poderia ser de outra maneira, encantou-se com ele. E, um dia, estando Ganimedes, no campo, encontrou um águia, que o raptou e o transportou para o monte Olimpo. Efetivamente, a ave era Zeus transformado.
Uma vez chegado ao local onde viviam os deuses, Zeus encomendou-lhes a tarefa de ser copeiro de todos os deuses, ou seja, encher-lhes os copos para que não lhes faltasse nada.
A constelação de Aquário está acompanhada pela Águia
Para compensar o pai de Ganimedes pelo rapto do seu único filho e amado herdeiro, Zeus presenteou-o com uma série de oferendas, entre as quais se destacaram uns cavalos brancos imortais.
No entendo, para compensar ainda mais a situação e demonstrar que não lhe queria mal, Zeus dedicou uma constelação a Ganimedes, a de Aquário, que o representava a verter água de uma talha.
Ganimedes achou estupendo viver no Olimpo junto dos deuses e aceitou de bom grado ser um dos criados mais leais de Zeus.
A constelação de Aquário está acompanhada pela Águia; uma vez mais, Zeus presenteia o sequestrado com uma constelação em forma do animal de que se serviu para o raptar (lembra-te da constelação de Touro e do rapto de Europa).