A mitologia e a astrologia andam de mãos dadas. Entre mitos e lendas, esta é a história que deu origem à constelação do signo Caranguejo.
Saiba mais sobre as características, compatibilidades e regentes deste signo no livro Constelações – Guia ilustrado de Astrologia (Marcador).
Carcino e os doze trabalhos de Hércules
Um dos mitos mais conhecidos e fascinantes da mitologia grega é o dos doze trabalhos de Hércules (também chamado de Héracles pelos gregos). Este era um semideus, além de um dos heróis mais importantes da Grécia. Era filho do deus Zeus e da mortal Alcmena.
Zeus proclamou que o filho seguinte na casa Perseu seria rei, e Hera, mulher de Zeus e deusa do matrimónio e do lar, zelosa pela conduta do seu marido, fez com que Hércules nascesse uns meses mais tarde e adiantou o nascimento de Euristeu, por forma que Hércules não se tornasse rei.
Quando Hércules cresceu e se fez adulto, matou a sua família sob a influência de Hera e, ao recuperar a sensatez e ao constatar a atrocidade que havia cometido, decidiu exilar-se. O seu irmão Íficles tentou animá-lo e incentivá-lo a ir pedir conselhos ao Oráculo de Delfos, e este disse:
“Hércules, rapaz, para te redimires da barbaridade que cometeste, terás de levar a cabo as proezas que te indique o teu arqui-inimigo Euristeu”.
Estas proezas são conhecidas como os doze trabalhos de Hércules. Dependendo da versão, o mito varia um pouco, mas a lista mais frequente é a seguinte:
- Matar o leão de Nemeia;
- Matar a hidra de Lerna ou o caranguejo Carcino (origem da constelação de Caranguejo e também da de Hidra);
- Capturar a corça de Cerineia;
- Capturar o javali de Erimanto;
- Limpar os estábulos de Augias num único dia;
- Caçar os pássaros de Estinfália;
- Domar o touro de Creta;
- Roubar as éguas de Diomedes;
- Roubar o cinturão de Hipólita;
- Roubar o gado de Gerião;
- Roubar as maçãs douradas do jardim de Hespérides;
- Raptar o cão dos portões infernais, Cérbero, e levá-lo ao rei.
Tal como dissemos, a constelação de Caranguejo faz referência a um dos doze trabalhos de Hércules, ainda que este trabalho em concreto tenha uma versão mais extensa, na qual Hércules deve eliminar, como se fosse um Exterminador clássico, a Hidra de Lerna.
A Hidra é um ser mitológico que também tem uma constelação própria, muito próxima de Caranguejo. Trata-se de uma serpente marinha com uma, três, cinco ou centenas de cabeças, dependendo da versão do mito.
Este monstro tinha a capacidade de regenerar duas cabeças por cada uma que perdia. Provavelmente recordar-te-ás do filme da Disney que, embora não seja muito fiel ao mito de Hércules e dos seus doze trabalhos, faz referência à Hidra na sua história.
Por outro lado, Carcino, caranguejo mitológico também habitante da lagoa de Lerna juntamente com a Hidra, é uma personagem secundária do mito e, por isso, nem sempre aparece no mesmo.
Carcino ataca Hércules quando este luta com a Hidra e, em consequência, a deusa Hera decide recompensá-lo, convertendo-o numa constelação.