Tal como na astrologia, a numerologia diz-nos que tudo no universo está conectado, sendo que, neste caso, as estrelas são os números que mostram “padrões de causalidade e consequência nos movimentos da própria vida”, explica-nos a numeróloga Ana Sequeira.
Através dos números e também da ‘simbologia’ do nosso nome (cada letra do nosso nome tem um número de acordo com a posição no alfabeto) conseguimos ter acesso a um mapa “de potencialidades, motivações, crenças, traços de personalidade, desafios de crescimento, padrões comportamentais e tendências de escolhas”, diz-nos.
É tudo uma questão de energias que devem ser exploradas como um instrumento de autoconhecimento e não como uma ferramenta pré-determinista de previsão que põe fim ao nosso livre arbítrio.
Pitágoras, o pai da numerologia, foi quem deu o nome ao que hoje conhecemos como numerologia pitagórica. No entanto, não precisa de ser a melhor amiga da matemática para conseguir explorar o encanto desta arte.
Tudo o que vai precisar é de uma caneta, um papel, uma calculadora e, se possível, uma mente aberta.
Como encontrar o seu número numerológico?
Através da soma dos números da nossa data de nascimento conseguimos chegar àquilo que Ana Sequeira chama de caminho de vida.
“O caminho de vida é o nosso percurso evolutivo. São as circunstâncias que, todos os dias, a vida me possibilita para melhorar. É a tomada de consciência do trabalho interno que deve tomar lugar para me sentir mais plena na vida”, explica-nos a numeróloga.
No livro O Poder dos Números Da Sua Vida – Manual De Numerologia Para Um Caminho de Sucesso (Manuscrito, 2017), Ana Sequeira explica como calcular o nosso caminho de vida. Ora veja.
1ª regra
Some todos os números da sua data de nascimento. Esta soma deverá ser feita número a número, sem quaisquer reduções prévias.
Siga estes dois exemplos: 14/06/1990 e 28/11/1997
1+4+0+6+1+9+9+0=30
2+8+1+1+1+9+9+7= 38
2ª regra
A soma obtida deverá ser reduzida pelo mesmo método, até se obter apenas um dígito.
Utilizando os mesmos exemplos: 1+4+0+6+1+9+9+0=30 (3+0= 3) e 2+8+1+1+1+9+9+7= 38 (3+8= 11) (1+1=2)
3ª regra
O resultado final são sempre um conjunto de números separados por uma barra. Para determinar o significado do seu caminho de vida, precisa de ter em conta este conjunto.
Exemplo 1: 30/3
Exemplo 2: 38/11/2
Deverá ter em conta em primeiro lugar, o número que se encontra mais à direita da barra e só depois o número à esquerda da barra.
A energia de cada número
No seu livro, Ana Sequeira apresenta uma análise mais aprofundada sobre o caminho de vida. Por isso, deverá não só ter em conta as combinações que resultaram da soma da sua data de nascimento, como também a energia de cada número que compõe cada combinação.
Para a ajudar nesta interpretação, deixamos-lhe aqui algumas palavras-chave associadas ao ponto de equilíbrio da energia (para Ana Sequeira não existem números bons ou maus, por isso entendemos o ponto de equilíbrio como o ponto ideal) de cada número.
Número 1
• É corajosa e determinada;
• Permite que os outros se expressem.
Número 2
• É resiliente e estruturada;
• Apoia e escuta o outro.
Número 3
• É talentosa, criativa e entusiasta;
• Conhece o seu limite na vida dos outros.
Número 4
• Consegue identificar as oportunidades de sucesso;
• Equilibra o lado mental com o lado emocional.
Número 5
• Aventureira e entusiasta;
• Leva até ao fim aquilo que começa.
Número 6
• É tolerante e ama incondicionalmente;
• É uma curadora emocional.
Número 7
• É intuitiva e serena;
• Procura a verdade acima de tudo.
Número 8
• É uma líder nata e cria mais valor para o mundo;
• Tem um profundo sentimento de justiça.
Número 9
• É inspiradora e inspirada;
• Respeita os que a rodeiam como iguais.
Previsões e sincronicidade
“A numerologia não nos diz o que vai acontecer, mas sim o que pode acontecer. Com estas tendências, cabe-nos a nós escolher e agir”, diz-nos Ana Sequeira. Contudo, pode ser bastante útil para planearmos a nossa vida pessoal ou profissional.
“Desde marcar reuniões, fazer investimentos, lançar produtos e até a escolha da minha equipa tem tido sempre como base os meus números e o que me é mais favorável”, acrescenta a numeróloga.
Mas, e quando estamos constantemente a ver um número repetido? Será um sinal do universo? Ana Sequeira diz-nos que na sua opinião, “existe uma tendência generalizada a considerar que se vemos números repetidos ou capicuas, estamos a receber avisos ou mensagens especiais sobre a nossa vida”.
Para a numeróloga, a forma como dirigimos a nossa atenção acaba por ditar o que atraímos para o nosso campo vibracional e de ação.
Se estamos constantemente a ver números repetidos, o conselho de Ana Sequeira passa por “olhar o significado desses números e ponderar de que forma eles refletem preocupações ou ideias que pairam na nossa cabeça, com referência ao que está presente na nossa vida neste momento”.