Quantas vezes dá por si a almoçar em frente ao computador? Tente fazer esse exercício.
Lutar contra o tempo, tentar fazer longas tarefas em poucas horas, cumprir os prazos demasiado apertados… tudo isto parece fazer parte da rotina do dia a dia, mas nem por isso nos conseguimos habituar.
O stresse aumenta, assim como a fadiga, e tentar “desligar” desta azáfama parece que passou para uma prioridade de segundo plano. Porém, é isto que deve ser contrariado.
Comece, por exemplo, a obrigar-se a fazer uma pausa de almoço como deve de ser. Aproveite bem o tempo que tem e não apenas 15 minutos ou menos e em frente ao computador. Há mais benefícios nisto do que possa pensar.
Por que não deve saltar a pausa de almoço
1. Dê descanso aos seus olhos
Se o seu trabalho requer estar o dia todo em frente ao computador, saiba que isto pode contribuir para o Síndrome Visual de Computador. Parece algo inventado, mas existe mesmo e afeta cada vez mais pessoas – segundo um estudo do The National Center for Biotechnology Information este problema afeta um quarto da população mundial.
Esta doença oftalmológica manifesta-se por sintomas comuns no dia a dia que podem contribuir para que veja cada vez pior. Consequentemente, pode precisar de usar óculos ou aumentar a graduação.
Vista casada, olhos secos, desfoco na visão e dores de cabeça são algumas das manifestações deste síndrome, que pode ser controlado com pausas regulares ao computador. De duas em duas horas faça pausas de 15 minutos e tente não estar demasiado perto do ecrã. Isto ajudará não só os seus olhos, como o pescoço e os ombros.
2. Melhore a sua memória
A expressão “bater na mesma tecla” nunca fez tanto sentido como agora. Estar demasiadas horas focada em apenas uma tarefa aumenta os níveis de ansiedade e stresse.
A certo ponto, o seu cérebro deixa de acumular informação. São vários os estudos que provam que pausas regulares enquanto está a fazer uma tarefa ajudam a aumentar a concentração, a sentir-se mais relaxada e não tão desejosa de acabar o que está a fazer.
Afastar-se na secretária, do computador, do telemóvel durante a hora de almoço pode ser exatamente o que precisa para recarregar energias, sentir-se mais motivada e atenta às tarefas seguintes.
3. Com os alimentos certos, vai conseguir ser mais produtiva
A pausa de almoço será ainda mais eficaz para o seu cérebro se se afastar de pratos demasiado calóricos, com pouco valor nutricional, com demasiado sal e açúcares.
Apostar em alimentos como peixe, vegetais, fruta e frutos secos vão ajudar o seu cérebro a estar mais ativo e a melhorar a concentração.
Mirtilos, tomate, salmão, nozes, ovos, abacate e até chocolate negro são alguns dos alimentos que pode introduzir na sua rotina, uma vez que todos eles têm componentes que ajudam a memória e o fluxo sanguíneo.
4. Suba os níveis de Vitamina D
Além de poder ingerir alimentos com vitamina D, é também importante que deixe a sua pele absorvê-la. Estar constantemente num sítio fechado, muitas vezes com luz artificial, não é benéfico para o seu cérebro, para a sua pele e, em geral, para o seu bem-estar.
Na verdade, o défice de Vitamina D muitas vezes está relacionado com picos de ansiedade e depressão, já para não falar do risco de doenças como a osteoporose, infeções, doenças oncológicas e autoimunes, acidentes vasculares cerebrais e muitas outras.
Num estudo publicado pelo New England Journal of Medicine, observou-se que um grupo de pessoas que estava com depressão tinha nível baixíssimos de Vitamina D.
Um outro grupo, composto apenas por mulheres, sofria do mesmo problema e foi-lhes administrado suplementos desta vitamina. Passado algumas semanas, todas disseram sentir-se muito melhor.
Assim, fazer uma pausa e ir à rua apanhar sol pode ser o que precisa para se sentir mais animada. Não descure este passo.
Costuma fazer pausa de almoço? Saiba ainda o que fazer se tiver picos de ansiedade.